Resende celebra Festa de São Brás amanhã

Resende celebra Festa de São Brás amanhã

A população de Resende comemora amanhã, dia dois de fevereiro, a Festa de São Brás. A celebração terá lugar na capela dedicada ao santo padroeiro, situada em Cimo de Resende, e dura desde o nascer até ao pôr do sol.

Encerrada todo ano, as portas da Capela de São Brás abrem-se exclusivamente nesta data. Durante todo o dia, a população local cumpre os votos realizados, depositando no santuário figuras de cera e dinheiro. Nesse edifício, será ainda celebrada uma missa em honra do santo, protetor dos males da garganta.

No exterior da capela, os visitantes reúnem-se em grupos de familiares e amigos, confecionando um almoço, onde cada elemento contribui com um ou mais ingredientes.

Um dos principais pontos de interesse da Festa de São Brás é a venda das falachas. Também apelidadas de “pães de castanha”, estes doces tradicionais, que são vendidos nesta celebração há várias décadas, são feitos de castanhas secas cozinhadas com o calor e o fumo da lareira. Depois de moídas, a farinha é amassada e embrulhada sob a forma de bolas em folhas secas de castanheiro, sendo depois levadas ao forno de lenha.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.