Neva com intensidade no Alto da Serra de Montemuro

Neva com intensidade no Alto da Serra de Montemuro

Durante a manhã desta sexta-feira, dia 01 de fevereiro, nevou com intensidade na Serra de Montemuro. A via ainda está circulável  mas recomenda-se especial atenção na estrada.

Já são vários os registos fotográficos que dão conta da queda de neve. A Depressão Helena acarretou temperaturas ainda mais baixas e a Serra de Montemuro já está pintada de branco.

 

Estrada N 321 Castro Daire Cinfães.Ainda transitável, com o limpa neves a fazer a limpeza.Depressão HELENAO IPMA atribuiu o aviso vermelho, para dia 1 de fevereiro, na costa ocidental de Portugal Continental. Nesse sentido, a GNR aconselha:· Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; · Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias; · Transporte e colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve; · Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; · Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; · Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; · Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais; · Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima; · Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança. Video : Filipe Rodrigues

Publicado por Rádio Limite em Sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

 

Também na Gralheira, em Cinfães, os telhados ganharam outra cor – embora este fenómeno seja já tido como “comum” pela população local. Mas nem a frequência com que neva deixa de provocar a sensação de encanto para com a paisagem desta manhã.

Recorde-se que, a partir desta tarde, a altitude prevista para a queda de neve vai descer dos 1000 metros para os 600 metros, prevendo-se a ocorrência de novos nevões.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.