Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Comissão de Geminação e Relações Internacionais de Celorico de Basto tomou posse

Comissão de Geminação e Relações Internacionais de Celorico de Basto tomou posse

No passado dia 25 de Janeiro, José Vilas Boas foi empossado Presidente da Comissão de Geminação e Relações Internacionais (CGRI) do Município de Celorico de Basto, mandato que durará até 2021. Na comissão, o presidente far-se-á acompanhar do secretário Tiago Alexandre Teixeira Gonçalves e do vogal Joaquim Carvalho de Oliveira.

A cerimónia de tomada de posse foi presidida por Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, entidade à qual pertence a CGRI. Sobre a nova comissão, o autarca referiu que “terá um papel muito importante na concretização e efetivação de relações internacionais designadamente no quadro de acordos de cooperação e protocolos de geminação, contribuindo para fomentar uma maior multilateralidade de relações com pessoas, instituições e organizações de outros países”.

Joaquim Mota e Silva declarou ainda que “o município estará mais próximo dos portugueses pelo mundo, e promoverá ações integradas nas políticas transatlânticas onde os nossos cidadãos também buscam uma perspetiva diferente ao nível de desenvolvimento. Este CGRI será uma forma de levar o melhor de nós ao mundo e de atrair o melhor de outros povos para Celorico num fomentar constante de relações”.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Celorico de Basto afirmou que a comissão empossada visa desenvolver as suas relações internacionais e a cooperação e colaboração europeia e internacional, incrementar a afirmação do Município de Celorico de Basto no plano europeu e internacional, promover a cooperação técnica junto dos municípios e comunidades geminadas com quem partilha acordos de cooperação, nomeadamente com Wiltz (Luxemburgo), Houilles (França) e Catanduva (Brasil)”.

É ainda apontado como objetivo “apoiar as iniciativas internacionais, dando especial atenção aos grupos sociais mais carenciados, à cultura, intercâmbio internacional, comercial e económico”, bem como “incentivar e promover a proximidade entre celoricenses residentes e os da Diáspora”.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta