Tâmega e Sousa promove partilha de conhecimento empresarial em Espanha

Tâmega e Sousa promove partilha de conhecimento empresarial em Espanha

Iniciou hoje uma nova ação de benchmarking (processo de procura pelas melhores práticas numa determinada indústria) do Tâmega e Sousa que decorrerá em La Rioja, em Espanha, até dia 2 de fevereiro. Uma comitiva de empresários e produtores da região ligados a estes setores vai até à localidade espanhola mais afamada no que concerne à atividade vitivinícola e a horticultura.

Trata-se de um encontro territorial destinado a promover a partilha de conhecimentos e de boas práticas entre empresários. A atividade é promovida pela Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, no âmbito do projeto “Tâmega e Sousa Internacionaliza”.

A organização espera que tal ação possa contribuir para a valorização da produção local e obtenção de conhecimentos em mercados externos. O mesmo também conta com a participação da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, da Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

Estão agendadas reuniões institucionais, nomeadamente com os alcaides de Arnedo e de Haro e com o delegado do governo de La Rioja, pelo que a comitiva será enquadrada por alguns autarcas do Tâmega e Sousa.

A par das visitas de benchmarking, o projeto conta no seu histórico de representações com participações na Fête des Vendanges de Montmartre (Paris, 2017 e 2018) e no Marché Portugais à Cenon 2018 (Bordéus), em França, na Gastrónoma (Valência, 2018), no Festival Arcu Atlánticu (Gijón, 2016, 2017 e 2018), no Fórum Gastronómico de Girona (2017) e na FIDMA – Feria Internacional de Muestras de Asturias (2017), em Espanha.

Quanto a organizações de certames, o território já dinamizou mostras promocionais no Consulado Geral de Portugal em Paris (2017), na Embaixada de Londres no Reino Unido (2018) e na Embaixada de Portugal no Luxemburgo (2018), bem como organizou a II Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa (2016), também no Luxemburgo.

As ações promovidas pelo projeto “Tâmega e Sousa Internacionaliza” são cofinanciadas pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta