Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Provas e exames nacionais com datas alteradas

Provas e exames nacionais com datas alteradas

Os alunos que, no corrente ano letivo, têm pela frente provas ou exames nacionais devem estar alerta, já que algumas das datas relativas a essas avaliações foram alteradas. Para além das provas e exames nacionais, o despacho publicado esta quarta-feira, dia 30 de janeiro, em Diário da República dá conta também de um alargamento do período das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário.

No que concerne aos exames finais nacionais do ensino secundário, o diploma destaca as alterações das datas da primeira fase das provas de História e Cultura das Artes (que se realizará a 21 de junho), Desenho A (26 de junho) e Economia A (27 de junho).

Para além desses, também a segunda fase de alguns exames foi alterada, a saber: Economia A, 18 de julho; História e Cultura das Artes e Geografia A, 19 de julho; Filosofia, 22 de julho; e, por fim, História B, Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, 23 de julho.

Segundo a informação revelada no despacho, a mudança das datas surge devido ao projeto de autonomia e flexibilidade curricular, que veio permitir aos alunos a adoção de um percurso formativo próprio, através da permuta e da substituição de disciplinas. Essa situação veio afetar as datas de alguns exames finais nacionais, que são, assim, alteradas.

O comunicado refere ainda que “é igualmente ajustado o período de aplicação da componente de produção e interação orais das Línguas Estrangeiras”.

A par destas alterações, o Ministério aceitou o pedido de alargamento do período durante o qual as escolas podem calendarizar as provas de equivalência à frequência dos três ciclos do ensino básico e do ensino secundário. O despacho explica que esta decisão se tomou “de modo a permitir um intervalo mais adequado entre as diferentes provas”.

Posto isso, a primeira fase das provas do primeiro ciclo irá realizar-se entre 27 de junho e dez de julho, as do segundo  ciclo entre 21 de junho e dez de julho e do terceiro ciclo entre 17 de junho e dez de julho.

Por fim, as provas de equivalência ao ensino secundário serão calendarizadas entre os dias 17 de junho e 5 de julho.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta