Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Celorico de Basto: Casa cheia para ver 20 grupos no XIX Encontro “Vamos Cantar as janeiras”

Celorico de Basto: Casa cheia para ver 20 grupos no XIX Encontro “Vamos Cantar as janeiras”

Foram 20 grupos os responsáveis pela casa cheia no XIX Encontro “Vamos Cantar as janeiras” que decorreu no gimnodesportivo da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto, no passado dia 27 de janeiro.

Este encontro foi uma forma de mostrar a identidade daquele município, recuperando a cultura popular e as tradições. A antecipar a casa cheia e por não conseguir comparecer no evento por motivos familiares, Joaquim Mota e Silva, presidente da câmara, mencionou através de um comunicado que esta atividade é importante para “manter vivas as tradições e dinamizar o associativismo promovendo a cultura”.

“Defender, preservar e trabalhar em prol daquilo que melhor nos identifica ao participar num evento que se afirmou de forma inequívoca no calendário das atividades do Município”, referiu.

No mesmo sentido, o vereador da cultura, Carlos Fernando Peixoto, enalteceu a participação da comunidade “num evento que tem vindo a crescer e a mobilizar gente de todas as faixas etárias na celebração das tradições”.

“Esta iniciativa procura dar voz a uma tradição amplamente conhecida na região juntando, no mesmo espaço, os grupos que habitualmente percorrem as ruas das freguesias com músicas típicas das janeiras, grande maioria para angariar fundos para as atividades promovidas pelas diferentes associações”, explicou o vereador da cultura.

 

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta