Marco de Canaveses: Jardins de infância e Escolas Básicas recebem kits de música

Marco de Canaveses: Jardins de infância e Escolas Básicas recebem kits de música

No decorrer da próxima semana, a autarquia do Marco de Canaveses dará início à distribuição de kits de música, que, no total, abrangerá as 44 escolas do ensino pré-escolar e 37 do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.

Os kits são compostos por xilofone, maracas, ferrinhos, guizos, pratos e castanholas para o pré-escolar, sendo que, para os alunos do primeiro ciclo, serão ainda incluídos uma pandeireta, um tamborim, uma caixa chinesa, um cavalinho simples e um cavalinho duplo.

A presidente da câmara municipal, Cristina Vieira, fará a entrega do kit a quatro escolas do concelho (uma por agrupamento) no próximo dia 24 de janeiro, entre as 9 horas e as 13 horas. As escolas selecionadas de cada agrupamento são o Centro Escolar de Sande, o Centro Escolar de Vila Boa do Bispo, a Escola Básica e o Jardim de Infância do Ladário (em Constance) e a Escola Básica e o Jardim de Infância da Freita do Marco. Relativamente às restantes instituições, o kit chegará através da Artâmega e de colaboradores do município.

Segundo Cristina Vieira, “a câmara municipal fez um esforço para assegurar esta nova disciplina nas escolas do concelho, para que todas as crianças tenham, sobretudo, acesso ao ensino de música gratuitamente, sendo estes kits uma preciosa ajuda nesse objetivo”.

A autarca revela ainda que, para além do investimento financeiro, o município fez “várias diligências junto do Ministério da Educação para que, este ano, a nossa escola artística conseguisse o Contrato-Patrocínio que permite que todos os alunos tenham acesso gratuito ao ensino artístico. Este era um objetivo ambicionado desde a criação desta escola, há dez anos”, comentou.

Os instrumentos distribuídos estão inseridos na Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) “Outras Expressões”, em funcionamento desde outubro 2018, que engloba a expressão plástica, dramática, dança e música. A iniciativa tem o cunho da Artâmega – a única escola artística do concelho –, que assegura as aulas através de um protocolo com a câmara municipal, que colabora com um investimento até aos 50 mil euros.

Para além desta, a entrega dos kits de música surge também no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em parceria com a câmara municipal.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.