Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Castelo de Paiva: Assegurados novos postos de trabalho com 2,5 milhões de financiamento

Castelo de Paiva: Assegurados novos postos de trabalho com 2,5 milhões de financiamento

A Comissão Diretiva do NORTE 2020 e o Município de Castelo de Paiva vão realizar uma sessão de lançamento dos projetos que foram apoiados no âmbito do SI2E – Sistema de Apoio ao Empreendedorismo e Emprego.

A sessão acontece sexta-feira, dia 18 de janeiro, pelas 15 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Ao todo, são dois milhões e meio de euros que vêm para o território paivense e que vão apoiar 28 micro e pequenas empresas do município. Algumas destas empresas já existem mas chegarão novas empresas através deste financiamento.

Segundo o presidente da câmara, Gonçalo Rocha, o investimento vai ser distribuído por diversos setores de atividade, em destaque o turismo. “As previsões apontam para cerca de 300 novos postos de trabalho que vão ser criados em Castelo de Paiva. Embora sejam previsões e possam ser menos lugares, estou certo que estamos a falar em muitas dezenas de pessoas que vão ter emprego”, explicou o autarca.

Foram cerca de 120 candidaturas feitas por parte do município e quase 100 com condições de admissão, tal como informou o autarca. “Cerca de 28 não tiveram dotação suficiente em função do valor que estava no aviso, mas procuraremos sensibilizar junto do governo e se houver condições do reforço poderá significar mais candidaturas aprovadas”, esclareceu.

O autarca refere que será importante para a região e, sobretudo, para Castelo de Paiva, tendo em conta que existem cerca de 600 pessoas dadas como desempregadas “embora esteja numa linha descendente a taxa de desemprego”. “Será um novo fôlego e ajudará à taxa de desemprego continuar a diminuir”, frisou. No entanto, salientou que as ofertas de emprego se darão sobretudo para a mão de obra indiferenciada.

O montante atribuído à região tem um enfoque maior na área turística que “é um dado importante no âmbito no trabalho já desenvolvido e que vai valorizar a oferta turística, na sua diversidade e produtos, e articular com a estratégia que está a ser delineada para o território”.

O apoio do NORTE 2020 surgiu no contexto dos prejuízos causados pelo incêndio que atingiu o município em outubro de 2017 e dirige-se não só contratação de recursos humanos como à aquisição de máquinas e equipamentos, renovação da componente informática, gestão de marcas e planos de marketing ou a pequenas obras de remodelação.

O NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020) é um instrumento financeiro com uma dotação de 3,4 mil milhões de Euros de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal. Está integrado no Acordo de Parceria PORTUGAL 2020. Saiba mais em www.norte2020.pt.

 

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta