Crianças de Celorico de Basto levaram os “Reis” aos Paços do Concelho

Crianças de Celorico de Basto levaram os “Reis” aos Paços do Concelho

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Celorico de Basto receberam na passada quarta-feira, dia 9 de janeiro, a visita das crianças do pré-escolar da Escola Básica da Vila de Celorico de Basto, que cataram os “reis”.

Presente a ouvir as melodias interpretadas pelos mais pequenos esteve o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, acompanhado pelo vereador com o Pelouro da Cultura, Fernando Peixoto.

O autarca, dirigindo-se aos presentes, destacou a importância da visita das crianças ao município. “É com muita alegria que recebemos os “reis” no Município, uma visita que nos enche de satisfação por verificarmos que estas tradições continuam a passar de geração em geração, muito por força dos educadores que não descuram o ensino da cultura local”, constatou.

As crianças com três, quatro e cinco anos de idade, cantaram as músicas adaptadas, acompanhadas pelas educadoras e auxiliares.

Fátima Meireles, educadora de infância, enalteceu esta atividade como forma de transmissão de tradições. “Aproveitamos esta época para dar a conhecer às crianças a tradição dos reis e das janeiras e ao mesmo tempo procuramos angariar alguma verba para os gastos imediatos que possam surgir quando comemoramos datas festivas como o dia da mãe, do pai, da árvore e outros, podendo assim desenvolver trabalhos diferentes e com materiais variados”, explicou.

Após cantarem os reis nos Paços do Concelho, as crianças continuaram a jornada levando os reis e as janeiras a outras entidades do centro da vila.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.