Castelo de Paiva vai cantar as janeiras pelo 11.º ano consecutivo

Castelo de Paiva vai cantar as janeiras pelo 11.º ano consecutivo

O Auditório Municipal de Castelo de Paiva vai receber centenas de cantadores que se vão unir para cantar, pelo 11.º ano consecutivo, as Janeiras. O evento acontece no próximo dia 12 de janeiro pelas 21 horas.

As coletividades, instituições e grupos que manifestaram vontade de participar no evento, estão já a preparar a presença em mais uma jornada cultural. No evento é já tradição participarem os ranchos da localidade, bem como as bandas de música, grupos corais e escolas de música.

É esperado, à semelhança de anos anteriores, que os participantes cantem músicas originais e alusivas à época, ao mesmo tempo que se apresentam em palco vestidos a rigor.

Recorde-se que, neste evento municipal, a autarquia local, no pelouro da cultura, pretende-se juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm ainda viva esta secular tradição de Cantar os Reis ou Janeiras, na perspectiva de que todos estejam imbuídos no espírito festivo que se atravessa, procurando retratar a tradição de outros tempos.

Confirmadas estão as presenças da Academia de Musica de Castelo de Paiva, Banda Marcial de Bairros, Grupo As Camponesas de Real, Tuna da Universidade Sénior de Castelo de Paiva, Grupo “ Os Amigos da Sexta “, Associação Aplauso Padrão ( Orquestra Atípica ), Escola de Musica e Amigos de Sardoura, Escola de Concertinas Casa do Povo da Raiva, Rancho Folclórico de Bairros, Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras, Rancho Folclórico de S. Martinho, Grupo de Danças e Cantares do Paraíso e o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva

Além das Janeiras, o evento vai servir para a entra de prémios das decoração de Natal das rotundas e espaços públicos, uma iniciativa da câmara municipal e da Associação Comercial e Industrial.

Entretanto, e no âmbito do  Projecto “MICAS”, a ARPIP – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido vai promover uma atividade “ Cantar das Janeiras “, que terá lugar na tarde do próximo dia 15 de Janeiro, nas instalações do Auditório Municipal. 

 

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.