Projeto “Lancheira Saudável” arranca amanhã em quatro escolas de Marco de Canaveses

Projeto “Lancheira Saudável” arranca amanhã em quatro escolas de Marco de Canaveses

Terá início esta sexta-feira, dia 11 de janeiro, o projeto “Lancheira Saudável”, que abrangerá uma escola por cada Agrupamento de Escolas do concelho de Marco de Canaveses. Nessas quatro escolas – cuja seleção foi feita pelos próprios agrupamentos onde estão inseridas – cada um dos cerca de 140 alunos do primeiro ciclo irá receber um manual didático, que procura motivar crianças e pais a optarem por alimentos saudáveis na composição dos lanches.

Os primeiros alunos a receberem a lancheira são os da escola EB1 Vila Nova (Vila Boa de Quires e Maureles), EB1 Searinha (Marco), EB1 Gandra (Alpendorada, Várzea e Torrão) e da EB1 Paredes Viadores (Paredes de Viadores e Manhuncelos).

Segundo Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, este trata-se de um “projeto-piloto” que tem como objetivo “promover e trazer para aquela escola e aqueles alunos hábitos de alimentação mais saudáveis, com a adaptação de um lanche específico que vai ser trabalhado também pelas educadoras. É uma entrega simbólica de uma lancheira para que as crianças percebam que, dentro daquela lancheira, só podem colocar ou usufruir de um lanche saudável”, explicou a autarca.

O “Lancheira Saudável” está inserido num projeto com uma “dimensão muito maior – o #sucessoescolar”. Cristina Vieira esclareceu que este é “um conjunto de medidas que englobam a área desportiva – em prol da qual já iniciámos o ensino da canoagem; a aquisição das Salas do Futuro, que são salas devidamente apetrechadas para que os alunos possam ter também outro tipo de experiências; os kits de experiência, onde os alunos costumam ter contacto com novas tecnologias e com outro tipo de equipamentos ao nível das ciências; e a aquisição de equipamento pedagógico, quer para as escolas, quer para os pais”, referiu.

À margem da inauguração das obras da EB 1 de Paços de Gaiolo, na freguesia de Penha Longa, Cristina Vieira assegurou que o projeto “Lancheira Saudável” não se limita a alunos e encarregados de educação. “Temos hoje, por exemplo, uma nutricionista a trabalhar com as escolas todas do concelho para tentarmos fazer uma ementa mais saudável e para darmos formação às nossas cozinheiras nos refeitórios das escolas, em colaboração com os seus presidentes de junta”, esclareceu.

Para concluir, a autarca deixou antever a possibilidade desta iniciativa não se ficar por aqui. “Este é o início de um projeto-piloto que, se for devidamente monitorizado e correr bem, vamos alargar a todas as escolas do concelho”, revelou.

A apresentação do projeto terá lugar na Sala de Espetáculos do Marco Fórum XXI, com início marcado para as 9h30.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.