Marco de Canaveses: Diploma “Escola Amiga da Criança” entregue a quatro escolas

Marco de Canaveses: Diploma “Escola Amiga da Criança” entregue a quatro escolas

Quatro escolas do concelho de Marco de Canaveses receberam esta quarta-feira, dia 9 de janeiro, o prémio “Escola Amiga da Criança”

A EB 2,3 de Marco de Canaveses, a EB1 do Marco, a EB1/JI da Barroca e a EB 2,3 de Toutosa foram as escolas contempladas com os prémios que agora se encontram afixados nas respetivas escolas.

Estas distinções foram atribuídas no seguimento de um concurso criado pela Confederação Nacional da Associação de Pais (CONFAP), em parceria com a Editora Leya. A iniciativa é aberta a todas as escolas públicas e privadas do país, que contemplem projetos educativos distintos. Na edição de 2018, o concurso contou com cerca de mil escolas, sendo que 395 foram premiadas.

O primeiro estabelecimento de Marco de Canaveses a receber o diploma “Escola Amiga da Criança” foi a Escola EB 2,3 de Marco de Canaveses, pelas mãos de António Miguel, membro da CONFAP e presidente da FAP Marco. Na entrega do diploma, o responsável, recordou que “o prémio que a EB 2,3 conquistou foi na categoria de envolvimento das famílias e da comunidade educativa”, prémio conquistado pela realização da “Feira de Outono”. António Miguel enalteceu desta forma a participação dos pais “na felicidade dos alunos”.

A comitiva, composta por membros da CONFAP, das Associações de Pais das escolas envolvidas, da direção do agrupamento, e pela presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, rumaram para a Escola EB1 do Marco, que foi distinguida na categoria “espaços de recreio e convívio” pela dinamização do espaço exterior do estabelecimento escolar. Perante uma multidão eufórica composta por todos os alunos daquela escola, aconteceu o descerrar de uma placa, pelo prémio conquistado.

“Este projeto leva-nos a perceber que a escola não é só notas. A escola tem de ser feliz em todas as suas vertentes. Cada vez mais devemos estar abertos para uma participação ativa da comunidade educativa”, realçou António Miguel.

De seguida foi a vez da Escola EB 1/JI da Barroca. Depois do toque de saída soar, os alunos direcionaram-se ao polivalente para assistirem à entrega do diploma. Este estabelecimento escolar recebeu o prémio na categoria “envolvimento da família e comunidade educativa”, pelo seu Rancho Folclórico Infantil.

O representante da CONFAP, dirigindo-se aos alunos, afirmou que este é “um prémio que orgulha toda a gente”. “Este foi um prémio que demonstra a participação ativa que os pais têm nesta escola. Isso deixa-nos a todos muito felizes”, sublinhou.

Carla Fernandes, diretora do Agrupamento de Escolas do Marco, acompanhou a entrega destes três diplomas. Em conversa com o Jornal A VERDADE, a professora realçou a importância destas distinções. “Este é o reconhecimento do trabalho desenvolvido e destaco a articulação excelente que temos tido com a comunidade educativa. É uma mais-valia para todos nós”, referiu.

A última escola a receber o diploma “Escola Amiga da Criança” foi a Escola EB 2,3 de Toutosa. Este estabelecimento escolar conquistou o prémio na categoria “higiene e ambiente” pelo projeto de combustão “Hotel das Minhocas”. Após a entrega do diploma houve também o descerramento de uma placa alusiva à conquista.

Fátima Couto, coordenadora desta escola, explicou que este projeto “foi o compilar de várias iniciativas que se desenvolveram nesta escola”, recordando que esta foi uma atividade que se desenvolveu no âmbito do “Toutosa Cultural”.

“O que fiz foi passar para o papel todas as atividades que se fizeram aqui, nomeadamente a combustão, o conto “O Hotel das Minhocas”, direcionado ao pré-escolar, e as ilustrações desse conto. Louvo a iniciativa, porque acho que somos uma escola amiga da criança”, constatou a professora.

Também presente no evento esteve o diretor do Agrupamento de Escolas do Marco Nº1, José Teixeira, que recordou a importância da participação nestas iniciativas. “Estas participações, que parecem microscópicas, têm um efeito multiplicador. Estes trabalhos, somados a outros projetos, são de facto muito importantes”, disse.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, esteve presente em todas as escolas, onde parabenizou todos os alunos pela conquista. “É importante comemorar este prémio que tem uma relevância muito grande para todos, sobretudo para cada escola”, apontou.

A autarca agradeceu “aos professores e alunos”, reconhecendo “o papel importante que têm na comunidade educativa”.

Recorde-se que a partir de novembro de 2018 o concurso de “Escola Amiga da Criança” teve o patrocínio da Casa Civil Portuguesa.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.