10 formas que ajudam a curar a gripe

10 formas que ajudam a curar a gripe

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, alertou a população para um possível surto de gripe que poderá chegar nos próximos dias. Embora saliente que é “normal” nesta época do ano, Graça Freitas pediu à população que não se dirigissem de imediato para as urgências hospitalares aquando dos primeiros sintomas.

“O grande conselho que damos é que não vão diretamente à urgência. A primeira porta de entrada no sistema de saúde, nesta altura, é o SNS24, através do número 808242424”, salientou Graça Freitas.

A gripe ocorre devido ao enfraquecimento do sistema imunológico, que faz com que os agentes virais entrem mais facilmente no nosso corpo e o ataquem com diversos vírus – inclusive o da gripe. Este é infecioso, e propaga pelo ar tronando-se, assim, extremamente contagioso.

Alguns dos sintomas desta doença são os seguintes são as dores de cabeça e garganta; febre alta; tosse e dores musculares. Nesse sentido, o Jornal A VERDADE deixa-lhe alguns conselhos para combater a gripe caso seja o “infeliz contemplado”.

1. Repouso:

O mais importante é manter-se em repouso. O descanso ajuda o corpo a combater uma gripe visto que fica menos vulnerável a novos vírus.

2. Evitar o frio:

As baixas temperaturas enfraquecem o organismo e fortalece a gripe.  Por isso, o doente deve manter-se aquecido e agasalhado para evitar o agravamento da gripe.

3. Descongestionar as vias respiratórias:

Inalar vapores é uma das formas naturais para  desobstruir as fossas nasais, sintoma recorrente quando se está gripado. É uma forma de conseguir respirar melhor e sentir  uma diminuição no desconforto causado pela gripe. Caso não tenha aparelho de inalação pode usar o vapor quente do chuveiro, ou água a ferver numa panela como alternativa.

4. Aquecer a garganta:

Há vários chás que ajudam a aquecer a sua garganta, evitando que ganhe infeções e inflamações. No entanto, pode não ser suficiente a ingestão de bebidas quentes e, nesses casos, recomenda-se que vá ao seu médico.

5. Evitar fumar:

Se está doente e é fumador, o melhor mesmo é não fumar neste período. Tanto fumar como estar perto de pessoas que fumam pode aumentar o risco de contrair infeções respiratórias e piorar os seus sintomas de gripe ou constipação.

6. Fazer uma boa alimentação:

Ter uma boa alimentação ajuda o corpo a ganhar defesas. Quando está com gripe essa situação deve ser ainda mais tida em conta. Recomenda-se a ingestão de vitamina A pois é rica em antioxidantes, além da vitamina B, que alivia os sintomas da gripe devido às suas propriedades antibacterianas que ajudam a reforçar o sistema imunológico.

7. Gargarejar com água e sal

 Coloque água morna num copo e adicione meia colher de chá de sal. Recomenda-se que faça gargarejos várias vezes ao dia a fim de aliviar a sua dor de garganta e auxiliar na limpeza das mucosas.

8. Medicamentos:

Embora haja algumas formas naturais de minorar os sintomas da gripe, o certo é que por vezes é necessária a administração de medicamentos. Nos casos em que há necessidade de recorrer aos mesmos, deve consultar a saúde 24 ou o seu médico.

9. Massagens:

Uma das formas de aliviar dores musculares ou de cabeça  é usar o polegar da mão direita para massajar suavemente os pontos de dor. Tomar um banho de água quente auxilia após as massagens.

10. Botija de água quente:

Além das massagens, o calor é um forte aliado para minorar as dores no corpo e levar ao relaxamento muscular. Utilizar uma botija de água quente nas zonas de mais incómodo tende a ajudar e sentir-se mais confortável.

 

Lembra-se que, apesar de tudo, se não sentir melhoras no seu estado de saúde deverá consultar o seu médico.

 

3 comentários

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

3 Comentários