Baião: 200 pessoas cumpriram a tradição de cantar aos Reis

Baião: 200 pessoas cumpriram a tradição de cantar aos Reis

Nem o frio que se fez sentir nas ruas de Baião afastaram a população de ouvir cerca de 200 pessoas a cantar aos Reis, na noite de 5 de janeiro. Vários foram os ranchos folclóricos, as escolas de músicas e associações locais que animaram a noite.

Os cantadores juntaram-se em frente à Câmara Municipal de Baião, depois do tradicional desfile pelo centro da Vila, para uma noite repleta de música e de boa disposição.

O executivo municipal marcou presença no evento, tendo Paulo Pereira, presidente da Câmara, enaltecido a atividade que mantém viva a tradição de cantar as Janeiras.

Há 13 anos que a autarquia e coletividades organizam a Noite de Reis a 5 de janeiro. Faça chuva ou faça frio ninguém arreda pé durante o serão e o evento tem crescido a cada ano. No passado fim-de-semana, foram 15 grupos que celebraram a efeméride.

Desde pequenos a graúdos ninguém ficou de fora. Os cantadores muniram-se dos instrumentos musicais adequados, como o reco-reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão ou a viola, e do traje a preceito, e cantaram as mais belas quadras de Reis com votos e desejos de bom ano.

“Só se afirma a nossa identidade cultural quando se preservam costumes e tradições e, nisso, os baionenses estão de parabéns porque sempre que são chamados respondem com alma a este género de iniciativas”, afirmou Anabela Cardoso, vereadora da Cultura da Câmara Municipal, em reação ao evento.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.