António Costa vem hoje ao Marco de Canaveses para lançar concurso

António Costa vem hoje ao Marco de Canaveses para lançar concurso

O Primeiro Ministro, António Costa, vai estar hoje, dia 7 de janeiro, em Marco de Canaveses para lançar o concurso para a aquisição de novas composições para a CP – Comboios de Portugal.

António Costa vem acompanhado pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e pelo presidente do Conselho de Administração da CP, Carlos Nogueira.

A sessão de boas-vindas está marcada para as 11 horas em Caíde, no concelho de Lousada, numa visita às obras de  modernização da linha do Douro, no troço Caíde – Marco de Canaveses, com o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, a abrir a sessão.

Já em Marco de Canaveses a visita dá-se pelas 11h45, na Estação do Marco, onde Cristina Vieira, presidente da câmara, vai realizar a sessão de boas-vindas.

Depois desse momento, segue-se a apresentação do concurso, que estará a cardo do presidente do Conselho da Administração da CP, Carlos Nogueira. Está também prevista uma intervenção do  ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. O Primeiro Ministro encerrará, com o seu discurso, a visita.

Recorde-se que o concurso público internacional promovido pela CP pretende comprar 22 novos comboios, no valor de 168 milhões de euros. Segundo o comunicado emitido pelo Governo de Portugal, os encargos deste concurso serão repartidos por oito anos, sendo a maioria do investimento assegurado por fundos europeus, num total de mais de 109 milhões de euros do FEDER e do Fundo de Coesão. O restante valor será pago com recurso a verbas nacionais.

O montante mais elevado está previsto para 2025, atingindo os 36,3 milhões de euros.

A resolução foi aprovada em Conselho de Ministro no passado dia 6 de setembro.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.