Publicidade

banner-festas-do-marco-2019-700x394
Banner-Expomontemuro-2019-700x315

Saúde: O novo ano e o renovar das precauções sobre a gripe

Saúde: O novo ano e o renovar das precauções sobre a gripe

Será de esperar, segundo os profissionais da Direção-Geral de Saúde, que o pico de atividade gripal este inverno ocorra no final de janeiro e no início de fevereiro de 2019.

A vacina da gripe é gratuita para maiores de 65 anos, pessoas (incluindo crianças com mais de seis meses) institucionalizadas, reclusos e doentes crónicos.

Até à data, foram distribuídas gratuitamente no nosso País cerca de 1,2 milhões de vacinas, sendo que mais de 65% das pessoas com mais de 65 anos foram vacinadas. No entanto, e de acordo com o que se passou no Hemisfério Sul há cerca de 6 meses, é expectável que o Vírus predominante em circulação seja o H1N1, causador de doença em todas as faixas etárias, mas que atinge em menor proporção as pessoas idosas.

Torna-se então de especial importância alertar os outros grupos prioritários no qual a Vacinação é fortemente recomendada. Nestes grupos incluem-se os doentes crónicos e imunodeprimidos, as grávidas, os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

O apelo à vacinação destes grupos de pessoas é pois fundamental, para que em 2019 se verifique uma diminuição das complicações e da mortalidade relacionadas com a doença.

 

Hugo Martins Teixeira | Médico

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Publicidade

Banner-Festival-Francesinha-Felgueiras-700x446

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta