Bispo do Porto, D. Manuel Linda, preside à inauguração das obras de requalificação da Igreja de Soalhães, em Marco de Canaveses

Bispo do Porto, D. Manuel Linda, preside à inauguração das obras de requalificação da Igreja de Soalhães, em Marco de Canaveses

Faltavam poucos minutos para as 17 horas deste sábado, 29 de dezembro, quando o som dos bombos da associação de Zés Pereiras de Soalhães anunciava a chegada do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, para presidir à celebração eucarística de inauguração da Igreja de São Martinho de Soalhães após as obras de requalificação.

As flores no chão, os estandartes de todas as associações da freguesia, o Padre Hermínio Pinto, a diretora da Rota do Românico, Rosário Machado, o presidente de junta da freguesia de Soalhães, António Monteiro bem como Mário Bruno Magalhães, vice-presidente do município de Marco de Canaveses, a presidente Cristina Vieira e o antigo presidente Manuel Moreira, todos juntos para receber D. Manuel Linda.

Dentro da Igreja estava mais de uma centena de populares que satisfeitos viam o seu esforço de anos recompensado. Era o momento da inauguração das obras de requalificação por que tanto lutaram em iniciativas para angariação de fundos.

Padre Hermínio Pinto no final da celebração agradecia, precisamente, a todos os populares pela ajuda nesta concretização “de um sonho comum”. Os agradecimentos do pároco estenderam-se às entidades presentes, nomeadamente, à Rota do Românico que nesta fase final ajudou na candidatura a um projeto de financiamento.

A diretora da Rota do Românico, Rosário Machado, estava visivelmente satisfeita pela conclusão da obra, dizendo ao Jornal A VERDADE que “foi um gosto ter ajudado esta comunidade cristã a recuperar o seu património. À Rota do Românico cabe o papel de apoiar as recuperações, esta tem um gosto particular por não estar a perder-se, e a população ter vindo pedir para recuperar a leitura do património. Os azulejos têm a partir de agora uma leitura e toda a obra foi executada de forma exímia pela equipa técnica”, congratulou a diretora.

D. Manuel Linda, deu os parabéns à comunidade pela ajuda na obra e pela Igreja “bonita que aqui têm. Continuem a vivê-la pois é para isso que ela existe”, disse do altar o Bispo do Porto.

Para Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, este é um dia “feliz para todos os soalhenses em particular e marcoenses em geral pela requalificação de uma das mais importantes igrejas do concelho”, disse a autarca que é natural da freguesia e que considera também ser “um dia importante para todos aqueles que ao longo dos últimos anos se desdobraram em atividades para conseguir angariar fundos para ajudar nas obras. Congratulamo-nos por esta obra que tem um marco importante no património do concelho”.

No final das celebrações foi descerrada a placa que marca o dia da inauguração das obras de requalificação da Igreja de S. Martinho de Soalhães naquele que é o dia, litúrgico, dedicado à família.

 

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta