Celorico de Basto: 100 alunos do 1.º ciclo receberam livro “O Senhor Ribeiro e o Guarda-rios”

Celorico de Basto: 100 alunos do 1.º ciclo receberam livro “O Senhor Ribeiro e o Guarda-rios”

Os alunos que obtiveram melhor desempenho na prova escrita do concurso nacional de leitura tiveram a oportunidade de receberem o livro  “O Senhor Ribeiro e o guarda-rios”. Uma obra escrita por Pedro Seromenho e ilustrada por Sebastião Peixoto. Ao todos, foram mais de 100 alunos do 1.º ciclo que assistiram à apresentação do livro e receberam este presente.

O livro foi entregue no dia 13 de dezembro, no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. A abrir a sessão de apresentação do livro esteve o Diretor de Departamento da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que recordou às crianças os rios que passam por Celorico de Basto, o rio Bugio e o rio Tâmega, e a figura do guarda-rios, como alguém que “tinha a missão de proteger os rios. Uma missão que compete a todos nós e podemos ser bem-sucedidos de aprendermos a poupar a água, a preservá-la e a protege-la”.

A apresentação deste livro foi promovida pela contadora de histórias Paula Guimarães que, de forma lúdica e divertida, contou a fascinante história de “ O Senhor Ribeiro e o guarda-rios” a um público atento e curioso, enquanto o ilustrador Sebastião Peixoto, desenhou um momento da história “o despertador do Senhor Ribeiro”.

No final da sessão todas as crianças receberam a história numa iniciativa promovida numa parceria entre a Biblioteca Municipal Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e as bibliotecas escolares no âmbito do SABE (serviço de apoio às bibliotecas escolares) em estreita ligação com as Águas do Norte que criaram este projeto como forma de “ensinar os mais jovens a importância da água e a forma de a preservar”.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.