Paços de Ferreira: Concurso de Melhor Capão Vivo acontece amanhã

Paços de Ferreira: Concurso de Melhor Capão Vivo acontece amanhã

Esta quinta-feira, dia 13 de dezembro, vai decorrer o último dia da Feira dos Capões, em Freamunde. A feira, também denominada de Feira de Santa Luzia, vai mostrar os melhores capões daquela localidade.

Durante a manhã decorrerá o Concurso do Melhor Capão Vivo. Para a organização, esta é “uma excelente oportunidade para se conhecer exemplares únicos desta ave ex-libris de Freamunde”.

Recorde-se que a feira já está a decorrer desde o dia 1 de dezembro. Segundo a Rota do Românico, a lenda desta tradição remete ao cônsul romano Caio Cânio que, cansado da perda do sono por causa do cantar dos galos, conseguiu fazer aprovar uma lei impeditiva da existência destas aves na cidade de Roma. Sem contrariar a lei, houve logo quem se lembrasse de uma forma de continuar a usufruir da carne dos galos, capando-os.

Desta forma surgiu uma nova “espécie” da ave, o capão. “O “voto” de castidade concede ao animal um ar triste e envergonhado, mas torna-o gordo, opulento, dotado de uma carne tenra e das mais saborosas de todas as aves”, tal como se pode ler no site da Rota do Românico.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.