Amarante: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinalado pela Cercimarante

A Cercimarante, do concelho de Amarante, assinalou, no passado dia 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com um almoço-convívio que reuniu cerca de 230 pessoas, no salão do Edifício TOP.

Esta iniciativa contou com a participação de clientes, formandos, colaboradores e órgãos sociais da Cooperativa.

Para além do almoço, servido pelo Restaurante A Grelha, houve bolo e outras sobremesas, baile, karaoke tendo-se prolongado a festa até perto das 16h.

No final, os participantes visualizaram um vídeo feito para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, onde a Cercimarante ouviu a comunidade a propósito deste dia, questionando também sobre a forma como a sociedade trata as pessoas com deficiência e/ou incapacidades.

Neste vídeo, foram também apresentados os testemunhos de alguns clientes da cooperativa, fundadores, órgãos sociais e tutores/representantes legais dos clientes da Cercimarante, bem como do município de Amarante.

Ainda no âmbito da comemoração desta data, e a convite da Associação de Estudantes da Escola Secundária/3 de Amarante, a Cercimarante levou a cabo duas atividades nas instalações da escola, nomeadamente uma palestra e uma exposição de trabalhos manuais.

A palestra, ministrada pelo psicólogo da Cercimarante Jorge Pereira, teve como foco o envelhecimento das pessoas com deficiência e destinou-se aos 10º, 11º e 12º anos, abrangendo um total de cerca de 150 alunos.

A exposição de trabalhos manuais, elaborada pela monitora de atividades ocupacionais Helena Carvalho e por um grupo de clientes, esteve patente na Biblioteca da Escola, até ao final do dia 5 de dezembro, e contou com peças e quadros feitos pelos clientes do Centro de Atividades Ocupacionais (C.A.O.) e da Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI), que puderam ser adquiridos a preços simbólicos.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.