Academia de Música de Castelo de Paiva assinalou os 30 anos de existência

Academia de Música de Castelo de Paiva assinalou os 30 anos de existência

A Academia de Musica de Castelo de Paiva – AMCP, promoveu, no passado dia 3 de dezembro, várias atividades no âmbito do programa “30 anos, 30 artes”. O evento teve por objetivo assinalar os 30 anos da instituição e o dia em que se deu a inauguração oficial da escola pelo Presidente da República, Mário Soares.

Durante a manhã decorreu a Missa de Ação de Graças na Igreja de Sobrado, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia. Durante a tarde, deu-se uma conferência sobre o tema “ Ensino Especializado da música: percursos e alternativas”, no espaço do Auditório Municipal, como um momento musical com Gabriel Francisco ao piano e palavras de boas vindas por parte do directo pedagógico da instituição, Agostinho Vieira.

Durante a conferência estiveram nomes sonanates da área da música, como Rui Bessa, da ESE Porto, : António Ângelo Vasconcelos, Departamento de Artes do Instituto Politécnico de Setúbal, Rui Melo, Direcção Artística da Casa da Música do Porto, Francisco Melo, Departamento de Música da ESMAE, entre outros.

Durante a tarde estiveram à conversa vários antigos alunos a AMCP, que partilharam a importância da passagem pela instituição na sua vida pessoal e profissional.

Gonçalo Rocha, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, enalteceu a qualidade do ensino  da AMCP que já conta com mais de 500 alunos. Evidenciou, ainda, a relevante ação formativa de crianças e jovens, como forma de “abertura de novas perspetivas a todos aqueles que sentiram a música como vocação, numa terra que, desde sempre, teve uma profunda ligação com a actividade musical”. 

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.