Paredes: Casa da Cultura vai receber conferências sobre Direitos Humanos

Paredes: Casa da Cultura vai receber conferências sobre Direitos Humanos

Amanhã, dia 5 de dezembro, a Casa da Cultura de Paredes vai receber várias conferências sobre os Direitos Humanos. Tal ação acontece no âmbito das comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

A iniciativa acontece numa  parceria com o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) com a Câmara Municipal de Paredes. Esta iniciativa, gratuita e aberta à comunidade e conta com vários oradores convidados.

A sessão de abertura está marcada para as 9horas e, de seguida, terá início a primeira conferência com o tema “Livres e Iguais”. O segundo painel será sobre “A dignidade da pessoa humana e a proteção dos direitos humanos” que vai abordar aspetos relacionados com “A Dignidade da Pessoa Humana”, por André G. Dias Pereira do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Conselheiro do Conselho Nacional de ética para as Ciências da Vida, e “As autarquias na proteção de Direitos Humanos”, por Beatriz Meireles, vereadora da Câmara Municipal de Paredes.

Pelas 11horas, o programa prossegue com a conferência “Portugal: A constituição da República e a Declaração Universal dos Direitos Humanos”. Os temas levados a debate vão ser “DUDH: A comemoração dos 70 anos mais atual e emergente do que nunca”, por Ana Raquel Conceição, Advogada e docente da Universidade Lusíada, e “A Constituição da República: Portugal – Estado de Direitos Humanos”, por Paulo Ferreira Cunha, Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

“Os direitos humanos a nível internacional” é o tema que finaliza esta sessão e terá como orador José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que vai falar sobre “Migrações e os direitos humanos”.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.