Resipel, Carité Calçados e Teatromóvel venceram o concurso “TâmegaSousa Empreendedor”

Resipel, Carité Calçados e Teatromóvel venceram o concurso “TâmegaSousa Empreendedor”

Resipel, Carité Calçados, Lda. e Teatromóvel. São estes os vencedores da terceira edição do concurso “Tâmega Sousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!” na categoria 1 – ideias com futuro, na categoria 2 – empresa com futuro e na categoria 3 – inovação social com futuro, respetivamente.

Os prémios foram entregues na sexta-feira, dia 30 de novembro, durante o Fórum para a Competitividade do Tâmega e Sousa – Território e Dinâmica Empreendedora, que decorreu no auditório municipal de Cinfães e que contou com a presença de cerca de duas centenas de participantes.

Uma sala cheia que aplaudiu ainda as ideias Destilaria Nova e Naru, segunda e terceira classificadas, respetivamente, na categoria 1 – ideias com futuro, as empresas Hearts, Lda. e Metalúrgica do Fojo, Lda., segunda e terceira classificadas, respetivamente, na categoria 2 – empresa com futuro, e os projetos Escola de Futsal Os Afonsinhos e Revolução das Minhocas, segundo e terceiro classificados, respetivamente, na categoria 3 – Inovação social com futuro.

Antes da entrega dos prémios debateram-se os desafios económicos da região, tendo como foco os seus setores estratégicos, como a fileira da moda (calçado, têxtil e vestuário), o mobiliário, a metalomecânica, a construção, o turismo e a fileira do vinho (viticultura e indústria do vinho).

A reflexão em torno da competitividade territorial e dos desafios económicos coube a Telmo Pinto, Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, a José Martino, CEO da Ruris, a José Marques da Silva, CEO da Finance XXI Consulting, a João Costa, Vice-Presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, e a Fábio Duarte, Presidente da Comissão de Criação da Industry Business School da ESTG P.Porto.

Uma reflexão ilustrada com casos de sucesso, reveladores da cultura e da dinâmica empreendedoras do Tâmega e Sousa, de que são exemplo a IRMATIM – Construções Metálicas, representada pelo seu Diretor Comercial, Carlos Sousa, a Savana Calçados S.A., pelo CEO Jorge Fernandes, a Casa de Santiago, pela CEO Isabel Teixeira, a Artnovion, pela Business Developer Patrícia Silva Castro, e a Gallo Designers – Branding Studio, pelo seu Administrador, Carlos Gallo.

O Concurso “TâmegaSousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!” foi promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela empresa municipal Qualidade de Basto – Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Vitor Almeida
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.