Lousada: Candidaturas para o Portugal Inovação Social até 4 de dezembro

Lousada: Candidaturas para o Portugal Inovação Social até 4 de dezembro

O projeto Portugal Inovação Social foi apresentado, numa reunião do CLAS especial, em Lousada.

A Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública nacional que pretende contribuir para a dinamização de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) em Portugal, bem como para a criação de práticas de investimento que tragam novos atores (públicos e privados) e maior escala ao financiamento da inovação social, estimulando a filantropia de impacto.

As candidaturas para este projeto estão abertas até ao próximo dia 4 de dezembro, dirigidas a instituições particulares de solidariedade social, cooperativas e associações, fundações, misericórdias, mutualidades e subsetor comunitário e autogestionário.

Helena Loureiro, coordenadora do Portugal Inovação Social da Região Norte, na referida reunião começou por afirmar que “esta é uma iniciativa pública e pioneira a nível europeu, que gere 150 milhões de euros, cuja finalidade passa por financiar, exclusivamente, projetos de inovação e de empreendedorismo social. A convergência entre os vários setores responsáveis por uma verdadeira economia de impacto, que é composta pela economia social, o setor público e privado”.

De acordo com a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Lousada, Cristina Moreira, a realização desta reunião é de “extrema importância, na medida em que é também uma oportunidade para que as instituições apresentem candidaturas para linhas de financiamento. Este é um programa que assenta muito na Rede Social de Lousada que trabalha em conjunto para resolver os problemas do território”.

Os objetivos deste programa passam por promover a inovação e o empreendedorismo social, criar instrumentos de investimento social e capacitar os atores do sistema de inovação e empreendedorismo social em Portugal. Este projeto pretende ainda que os problemas sociais tenham novas respostas, que passem por ser diferentes das convencionais, eficazes no combate ao problema social e eficientes na utilização de recursos.

O financiamento gerido pela Portugal Inovação Social é orientado para projetos designados como Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), em que promove a aproximação entre investidores sociais e as organizações responsáveis pela implementação desses projetos inovadores.

Os instrumentos de financiamento são respeitantes a quatro áreas: capacitação para o investimento social, parcerias para o impacto, títulos de impacto social e fundo para a inovação social.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.