Baião: Momento cultural captou a atenção dos jovens na Semana da Formação Financeira 2018

Baião: Momento cultural captou a atenção dos jovens na Semana da Formação Financeira 2018

Os municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa associaram-se às comemorações da Semana da Formação Financeira que aconteceram nos dias 30 e 31 de outubro, em Baião.

A iniciativa tem por objetivo dinamizar atividades e campanhas de sensibilização da população para a importância da formação financeira. O município de Baião aderiu às comemorações e dinamizou um momento cultural e didático junto de alunos dos três agrupamentos escolares do concelho, apresentando uma peça de teatro pensada, escrita e representada por dois atores baioneses, Rafael Cristiano Freitas Pereira e Ana Paula Borges Pinto, intitulada “Cantas mal cantas”.

A peça de teatro pretendeu passar uma mensagem positiva e didática sobre a importância do conhecimento de matérias relacionadas com a área financeira mas, sobretudo, para a adoção de comportamentos financeiros adequados e responsáveis.

No dia 30 de outubro, houve atividades relacionadas com a temática durante todo o dia. O primeiro agrupamento de escolas a receber a peça de teatro foi o Agrupamento Sudeste de Baião, seguindo-se o agrupamento de Eiriz e, no início da tarde, o agrupamento Vale de Ovil.

Nesta atividade, marcaram presença José Pinho Silva, vice-presidente da autarquia e anfitrião da iniciativa, bem como uma comitiva do Plano Nacional de Formação Financeira composta por Natália Gravato, em representação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Norte; e ainda Luís Vaz, em representação do Banco de Portugal, Helena Marques e Cláudia Alves da Filial do Porto do Banco de Portugal.

A Comitiva presente do Plano Nacional de Formação Financeira parabenizou a autarquia pela iniciativa e os atores em particular pela peça apresentada, manifestando interesse em replicá-la noutros contextos no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

Na sua breve intervenção, José Pinho Silva deu os parabéns aos atores e informou que a peça foi “gravada em vídeo com o objetivo de se transformar num recurso didático, disponível para todos os parceiros que se manifestem interessados para que possam explorar junto dos diversos públicos a importante temática da Formação Financeira, de forma inovadora e motivadora”.

De recordar que no ano anterior a autarquia assinalou a Semana da Formação Financeira com um Show Cooking, tendo como destinatários outros públicos específicos.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.