Lousada promove XV Jornadas do Ambiente

Lousada promove XV Jornadas do Ambiente

A Câmara Municipal de Lousada vai promover na esta sexta-feira, dia 16 de novembro, as XV Jornadas do Ambiente. O tema desta edição tem como base a “Políticas Públicas Locais e Sustentabilidade: Desafios e oportunidades para os Municípios”.

Segundo divulgou o município, as XV Jornadas do Ambiente pretendem construir um debate sobre soluções de sustentabilidade, desde a energia à água, passando pela conservação da natureza e a economia circular. Representam também uma mostra de projetos criativos e inovadores e um espaço de partilha sobre a superação de obstáculos, espelhando boas práticas e o melhor que se faz em Portugal, em abordagens de proximidade implementadas pelos municípios de norte a sul do país, num contexto de responsabilidade ambiental e social.

Os trabalhos vão ter início pelas 9h20 com a sessão de abertura, que conta com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, do presidente da Direção da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, e do reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira.

Durante o dia vão ser abordados diversos temas que têm a particularidade de serem direcionados para pequenos municípios, municípios médios e grandes municípios.

A conferência de abertura tem como mote “Projeto da Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses”, por Sara Moreno Pires, da Universidade de Aveiro.

A “Estratégia Municipal para a Sustentabilidade” vai ser apresentada pelo município anfitrião. O “Parque Ibérico de Natureza e Aventura” é o tema abordado pelo município de Vimioso. O município de Tabuaço apresenta o “Programa Economia Circular em Freguesia – JUNTAR”.

Os trabalhos da tarde têm continuidade com o “Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real”, seguido do “Prémio Green Leaf 2015”, do Município de Torres Vedras, e “Prémio Natura 2000 Awards – Escola da Natureza”, de Viana do Castelo.

No que diz respeito aos Grandes Municípios vão ser apresentados os temas o “Prémio Município mais Sustentável EcoXXI 2017”, de Guimarães, e “Estratégia Municipal para o Ambiente”, de Setúbal.

No encerramento dos trabalhos vão ser entregues os prémios relativos ao Fundo Ambiental e de Investigação Lousada Sustentável”.

Inserido nas Jornadas do Ambiente, vai ser apresentado o segundo número da revista Lucanus – Ambiente e Sociedade, coordenada por João Carvalho, da Universidade de Aveiro. A apresentação está agendada passa as 14h.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.