Dia de nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso celebra-se esta quarta-feira

Dia de nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso celebra-se esta quarta-feira

Celebra-se esta quarta-feira, dia 14 de novembro, o dia de nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, o pintor natural da localidade de Manhufe, em Amarante.

A Câmara Municipal de Amarante assinala os 131 anos do nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso com a peça de teatro “Amadeo e o Mundo às cores”, encenada pela Filandorra Teatro do Nordeste, a partir da obra de José Jorge Letria. Esta iniciativa terá lugar no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, como forma de “homenagem a esta figura ilustre amarantina”, destacou José Luís Gaspar, presidente do município de Amarante.

O artista passou por várias cidades como Lisboa, cidade na qual só permaneceu tempo necessário para terminar os estudos na Escola de Belas Artes. Pouco ligado aos ensinamentos das academias artísticas, o pintor decidiu misturar vários movimentos artísticos da vanguarda nas suas obras.

O auge da sua carreia deu-se durante os anos que viveu em Paris, devido ao contacto com outros artistas da vanguarda, que permitiu a Amadeo de Souza-Cardoso enriquecer os seus conhecimentos e realizar novas obras de arte.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.