Celorico de Basto assinala mês da prevenção para a Diabetes

Celorico de Basto assinala mês da prevenção para a Diabetes

Durante o mês de novembro, a Unidade Móvel de Saúde de Celorico de Basto está a promover ações de sensibilização para a Diabetes, em conjunto com a Federação Internacional da Diabetes (IDF), tendo como tema “Família e Diabetes”.

Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto destacou a importância desta ação. “A nossa UMS tem vindo a fazer um bom trabalho na sensibilização para a prevenção. De facto, prevenir é o melhor remédio, por isso é preciso atuar por antecipação, é preciso manter esta informação massiva junto das populações para levar a comportamentos saudáveis e preventivos”, sublinhou.

Durante todo o mês, a UMS vai desenvolver rastreios para a diabetes pelas freguesias do concelho, desenvolver caminhadas, aulas de hidroginástica e de ginástica junto de públicos específicos (crianças e idosos). O objetivo é sensibilizar com ações concretas para a prática de exercício físico e uma alimentação saudável como meio e forma de combate à doença.

Por sua vez Joana Teixeira, técnica da UMS, explicou que “baseados no tema “Família e diabetes” durante este mês procuramos sensibilizar para a importância da família no controlo da diabetes, isto quando os casos já estão diagnosticados. A família de uma pessoa com doença como a diabetes é muito importante e deve estar incluída nas práticas diárias do doente ajudando-o a tratar e alcançar um bom controlo da glicemia”.

“A retaguarda familiar pode ser vital no controlo da doença”, concluiu a técnica.

A campanha inclui também a iluminação de espaços públicos de azul, como a biblioteca municipal, e uma palestra de “Educação para a Saúde” ministrada aos alunos do 4º ano do Agrupamento de Escolas.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.