Redes Wi-fi vão cobrir centro histórico e locais de maior afluência turística de Celorico de Basto

Redes Wi-fi vão cobrir centro histórico e locais de maior afluência turística de Celorico de Basto

Celorico de Basto vai ter redes de WI-FI a cobrir o centro histórico de maior afluência turística da vila. Este projeto será implementado na Praça Albino Alves Pereira, na Praça Cardeal D. António Ribeiro e na Estação de Celorico de Basto.

Segundo revelou a autarquia, esta iniciativa advém de uma candidatura submetida e aprovada à Linha de Apoio à Disponibilização de redes WI-FI do Turismo de Portugal.

Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, destacou a importância deste projeto. “Vivemos na era das cidades inteligentes, em que tudo é cada vez mais tecnológico e acessível. Em Celorico de Basto sentimos que a cobertura WI-FI, tendo em conta o elevado fluxo de utilizadores de dispositivos móveis, precisava de ser melhorada permitindo um acesso rápido e simples a conteúdos informativos que beneficiassem os munícipes e os turistas”, sublinhou.

A implementação desta rede WI-FI compreende a aquisição de fornecimento e montagem de três “Smart Spots”, respetivos acessórios e elementos de ligação, do hardware e do software que assegurarão a gestão integrada da rede.

Estes “Smarts Spots” serão alimentados a energia renovável (solar) e fornecerão iluminação pública local, sinalética e informação sobre o meio ambiente, bem como WI-FI, carregamento de telemóveis e informação ao munícipe.

“Estes postes inteligentes serão uma mais-valia para os munícipes e para o próprio meio ambiente. Numa altura em que muito se fala do aquecimento global é muito importante que se utilizem o mais possível as energias renováveis na ótica da salvaguarda do meio ambiente promovendo um ambiente puro onde todos se sintam bem”, reforçou o autarca de Celorico de Basto.

Esta rede WI-FI permitirá o acesso gratuito à internet por todos os computadores e dispositivos móveis, bastando aos utilizadores um registo simples.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.