Castelo de Paiva: ETAR de Pedorido já cobre várias localidades da Raiva

Castelo de Paiva: ETAR de Pedorido já cobre várias localidades da Raiva

O serviço de saneamento básico foi alargado a mais localidades da Raiva, nomeadamente  núcleos urbanos mais populosos desta zona do Couto Mineiro do Pejão, como Estação, Oliveira do Arda, Alveda, Fontaínhas, Cruzeiro, Serra de S. Domingos e Monte Areinho.

Esta é uma aposta da Câmara Municipal de Castelo de Paiva na área do saneamento básico que a autarquia afirma estar a ser tratada como uma prioridade.

a ETAR de Pedorido é uma estrutura que, há cerca de um ano, entrou em funionamento, através da SIMDOURO. Segundo nota de imprensa enviada pela autarquia local, “esta é uma estrutura fundamental para a melhorar o ambiente e qualidade de vida da população paivense, nomeadamente do Couto Mineiro do Pejão”. 

A ETAR de Pedorido, que está em funcionamento desde Abril do ano passado, e está preparada para servir mais de 1000 habitantes na zona do Couto Mineiro do Pejão, apresentando um tratamento biológico por lamas ativadas em regime de arejamento prolongado e representando um custo a rondar os 300.000 euros.

O investimento no saneamento em Castelo de Paiva representou cerca de 2.9 milhões de euros, contemplando a instalação de dois quilómetros de intercetores, a construção de duas estações elevatórias e de três Estações de Tratamento. Estas infraestruturas permitem recolher os efluentes da rede “em baixa” já existente, abrangendo principalmente as freguesias de Fornos, Pedorido, Raiva, Santa Maria de Sardoura, São Martinho de Sardoura e Sobrado.

As ETAR’s de Fornos, de Pedorido e de Santa Maria de Sardoura estão dotadas com tecnologia atualizada e eficiente, possibilitando a recolha e tratamento dos esgotos de cerca de 10 000 habitantes através de soluções tecnologicamente avançadas e sustentadas, permitindo contribuir para a preservação ambiental e melhoria significativa da água do Rio Douro, e proporcionar às gerações actuais e futuras uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.