Resende: Igrejas de Barrô e S. Martinho de Mouros estão a ser restauradas

Resende: Igrejas de Barrô e S. Martinho de Mouros estão a ser restauradas

Vão iniciar brevemente as obras de restauro e conservação das igrejas de Barrô e S. Martinho de Mouros.

No passado dia 30 outubro a primeira reunião da equipa técnica que vai realizar trabalhos de conservação e restauro dos três retábulos em talha e 12 esculturas de madeira, num investimento de cerca de 83.000 euros.

Nesta reunião marcaram presença os técnicos da Rota do Românico, Direção Regional da Cultura do Norte e da empresa “Signinum, Lda”, adjudicatária da obra. Também a vereadora do pelouro do Turismo, Sandra Pinto, o presidente da junta, Joaquim Tuna e o pároco, Vasco Alves participaram na reunião.

Os trabalhos referentes à igreja de São Martinho de Mouros vão iniciar brevemente. Vão ser restaurados quatro retábulos em talha, os dois tetos (um em caixotões de madeira), o púlpito e 15 esculturas de madeira da Igreja de São Martinho de Mouros.

Ambas as intervenção devem estar previstas até ao final do ano 2019, representando um investimento de  cerca de 208 mil euros.

Recorde-se que as Igrejas de São Martinho de Mouros e de Barrô têm classificação de Monumento Nacional desde 1922 e integram a Rota do Românico desde 2010.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.