Primeira edição do “Marão Vertical Race” contou com cerca de uma dezena de participantes

Primeira edição do “Marão Vertical Race” contou com cerca de uma dezena de participantes

No passado fim-de-semana, dias 27 e 28 de outubro, a serra do Marão, mais propriamente a freguesia de Ansiães, em Amarante, recebeu a primeira edição do “Marão Vertical Race”. O evento reuniu perto de uma centena de inscritos.

Este é um desafio de superação pessoal organizado pela Associação Desportiva de Amarante, que testou os limites dos atletas, num cenário que teve direito a neve.

Com 1000m de acumulado positivo, em cerca de 8,5 Km, os participantes percorreram trilhos do Marão, alcançando o topo na capela da Senhora da Serra, situada a 1416m de altitude.

Segundo a organização, o evento, que possuía já uma elevada dificuldade, viu esta aumentar pelas condições meteorológicas existentes. Um dia de muito frio e vento com ocorrência de queda de neve por largos minutos no topo da serra.

Em termos competitivos Diogo Gomes foi o vencedor, ao percorrer o percurso em 57:09, seguido de Bruno Silva e André Nogueira. Na categoria feminina, Margarida Sousa foi a vencedora, seguida de Elisabete Repas, ficando Liliana Teixeira em terceiro lugar.

No final teve lugar um convívio/churrasco onde foram entregues os prémios, bem como lembranças às entidades parceiras.

De acordo com a organização, o balanço do evento “é bastante positivo, baseado na opinião dos participantes, sendo que a prova foi até definida como “uma lufada de ar fresco” no panorama competitivo actual”.

“O desafio Marão Vertical Race será assim um desafio com futuro assegurado podendo vir a afirmar-se positivamente, pelas suas características impares, a nível nacional”, foi ainda destacado.

O evento contou com apoio da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, da Junta de Freguesia de Ansiães e do Conselho Directivo dos Baldios de Ansiães. Contou também com o apoio institucional do Município de Amarante e de Baião.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.