Marco de Canaveses acolhe prova do Campeonato Nacional Rally Raid

Marco de Canaveses acolhe prova do Campeonato  Nacional Rally Raid

Depois de uma pausa no período do Verão, e após a última prova que decorreu em julho no concelho de Mação, o Campeonato Nacional de Rally Raid regressa ao ativo com mais uma prova a disputar-se na nossa região nos dias 3 e 4 de novembro e com partida e chegada da cidade do Marco de Canaveses.

A prova é organizada pelo Motor Clube do Marco, com o apoio da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, e em parceria com o promotor do evento MotoXplorers – Projecto R3 Roadbook Rally Raid e a Federação de Motociclismo de Portugal.

O Rally Raid Marco de Canaveses terá o seu centro nevrálgico no largo da feira, durante os dias 2 a 4 de novembro, local onde será instalado o paddock do evento.

Na sexta-feira, 2 de novembro, decorrem as verificações técnicas e administrativas, e no sábado será o primeiro dia de prova, com os pilotos a percorrerem um traçado que inclui os concelhos de Marco de Canaveses, Baião, Amarante, Penafiel, Mondim de Basto, Vila Real, Resende e Cinfães.

Já na manhã de domingo, segundo dia de prova, será percorrido um trajeto mais curto em troços de Marco de Canaveses, Penafiel, Baião e Amarante.

O rally-raid é uma prova desportiva de navegação disputada fora de estrada, em terreno variado e com percurso secreto, com seguimento por roadbook, que tem por fim testar as capacidades de navegação e a resistência dos pilotos e das máquinas, dentro de um conjunto de regras e regulamentos da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e no completo cumprimento com as regras de trânsito e o código de estrada.

A prova de Marco de Canaveses é a penúltima do campeonato 2018 e conta muitos inscritos em motos, quads e veículos SSV. Pode consultar aqui a lista de inscritos.

Vários pilotos de renome já confirmaram a sua presença, a começar pelo piloto marcoense a residir em Espanha, Fausto Mota. O piloto de Vila Boa de Quires vem a Marco de Canaveses mostrar a sua nova moto com a qual vai disputar a próxima edição do Rally Dakar, na América do Sul.

Também o conhecido Paulo Gonçalves, recente vencedor do Desafio Inca e Desafio Ruta 40, e quarto classificado no Campeonato do Mundo 2018, vai competir em Marco de Canaveses. Mário Patrão e António Maio são mais dois pilotos que irão marcar presença nesta prova a pensar na participação no Dakar 2018.

Paulo Torres Mendes foi o vencedor do R3 Challenge 2017 e está inscrito para Marco de Canaveses, partindo para a prova em segundo lugar na classificação de 2018. Jorge Brandão está inscrito também para esta prova e com três primeiros lugares nas provas anteriores, uma nova vitória garante-lhe virtualmente a conquista do Troféu Promo da FMP.

João Coimbra venceu em Mação na categoria Hobby em motos, lidera o R3 Challenge e é outra das presenças na prova da região do Tâmega e Sousa.

Piloto de Marco de Canaveses, Fausto Mota, quer fazer um bom resultado em casa

Quanto aos SSV, Zé Óscar Nogueira e Nélson Santos, vencedores do Troféu de Navegação FMP 2017, estarão igualmente presentes em prova.

David Rodrigues e Nuno Matias Guilherme, líderes dos SSV Race também estão inscritos nesta prova e na pole-position para a conquista de um histórico primeiro título nacional de Rally Raid em SSV. Já Fernando Zuzarte Reis e José Sá Pires vão estar em Marco de Canaveses a defender a liderança do Troféu R3 Challenge.

A prova contará ainda com vários pilotos internacionais, vindos de várias partes da Europa, como é exemplo Mikael Berglung (Monte Ruivo Rally Travel Management AB) que vem a esta prova desde a Suécia. Per Strømsæther vem propositadamente de Oslo, na Noruega, para competir em Marco de Canaveses.

Exposições e animação no largo da feira do Marco

Ao longo dos três dias do evento, o largo da feira do Marco acolhe para além do parque fechado e de toda a logística da prova, uma exposição automóvel e de motos, onde o público pode ver as mais recentes novidades oferecidas pelos expositores.

Paralelamente, a organização disponibilizou um espaço para que os pilotos naturais de Marco de Canaveses possam expor as suas máquinas, e assim promover de uma forma global os desportos motorizados.

Para além das exposições, está prevista animação no local, pelo que a organização convida a população a juntar-se ao Rally Raid Marco de Canaveses durante o próximo fim de semana.

Faça aqui o download do Especial Rally Raid Marco de Canaveses

Vitor Almeida
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.