Castelo de Paiva marca presença na nona edição dos “Fins-de-Semana Gastronómicos”

Castelo de Paiva marca presença na nona edição dos “Fins-de-Semana Gastronómicos”

O concelho de Castelo de Paiva vai marcar presença, pelo nono ano consecutivo, na iniciativa “Fins-de-Semana Gastronómicos”, promovido pela Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Castelo de Paiva recebe a iniciativa entre os dias 29 e 31 de março do próximo ano, servindo um dos pratos tradicionais e característicos da região.

A iniciativa, que se desenrola de 2 de novembro de 2018 a de 2 junho de 2019 foi apresentada no dia 25 de outubro, numa cerimónia que decorreu numa unidade hoteleira de Esposende, onde marcaram presença cerca de três dezenas de municípios da Região Norte.

Nesta apresentação regional, a delegação paivense apostou numa apresentação completa do menu, composta pela cataplana de peixe, o fumeiro, a sopa seca e os vinhos verdes do concelho, para além do pão de ló húmido, os típicos melindres da doçaria local, as castanhas doces, as compotas e os licores da terra e o saboroso mel da região.

A temporada 2018 / 2019 abrange 25 “Fins-de-Semana gastronómicos, com a adesão de mais de 1000 restaurantes distribuídos por 78 municípios aderentes, destacando-se a colaboração de mais de 500 empreendimentos hoteleiros, que vão oferecer descontos nos alojamentos nestes dias.

A adesão à iniciativa contribui para consolidar o produto “Gastronomia e Vinhos” como uma realidade do concelho de Castelo de Paiva, sendo a lista dos restaurantes aderentes e respetiva ementa distribuída por todo o país, conseguindo-se assim uma boa promoção do concelho e da gastronomia paivense, cujo modo de confeção lhe confere características muito próprias.

Recorde-se que a Cataplana de Payva, cujo tema deu o mote ao Festival Arda D’Ouro, esteve na base da candidatura às melhores Experiências Gastronómicas de Portugal, intitulada Do Rio para a Mesa, a qual foi selecionada para integrar o projeto MEDFEST e a Rota da Dieta Mediterrânica.

Paula Melo, vereadora com o Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, marcou presença nesta apresentação e realçou a importância da iniciativa dedicada à gastronomia paivense e em particular “a este prato de referência da cozinha local, uma iguaria que, a par de outros petiscos, atrai muitos apreciadores ao setor da restauração do concelho”.

A autarca manifestou o desejo de “novo sucesso para esta nona edição do Fim-de-Semana Gastronómico”, esperando que seja um evento concorrido e que possa “potenciar mais visitantes para Castelo de Paiva”.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta