Baião: Conselho Municipal da Juventude tomou posse

Baião: Conselho Municipal da Juventude tomou posse

Os membros do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) de Baião tomaram posse no passado dia 1 de outubro, no edifício dos Paços do Concelho, na presença de Anabela Cardoso, vereadora com o pelouro da Juventude, e de Filomena Cardoso, coordenadora da área.

A cerimónia empossou: como presidente do CMJ Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião a que se juntam a representante da Assembleia Municipal pelo PS,  Ana Marta Silva; a representante da Assembleia Municipal pelo PSD, Ana Raquel Azevedo; o representante da Juventude Partidária  do PS, Manuel Vieira Monteiro; o representante da Juventude Partidária do PSD, Rui Pedro Passos Pinto e o Representante das Associações Juvenis: Bernardino Ribeiro (Associação Milénio Jovem).

O Conselho Municipal de Juventude de Baião é o órgão consultivo do município sobre matérias relacionadas com a política de juventude, que pretende estimular a participação dos jovens na vida cívica, cultural e política, proporcionando-lhes recursos para o estudo e debate sobre diversas temáticas relacionadas com a política da juventude.

Segundo revelou a autarquia, os membros do conselho municipal da juventude vão colaborar na definição e execução das políticas municipais de juventude, assegurando a sua articulação e coordenação com outras políticas setoriais, nomeadamente nas áreas do emprego e formação profissional, habitação, educação e ensino superior, cultura, desporto, saúde e ação social.

Têm ainda a missão de assegurar a audição e representação das entidades públicas e privadas que, no âmbito municipal, prosseguem atribuições relativas à juventude; contribuir para o aprofundamento do conhecimento dos indicadores económicos, sociais e culturais relativos à juventude; promover a discussão das matérias relativas às aspirações e necessidades da população jovem residente no município; promover a divulgação de trabalhos de investigação relativos à juventude;  promover iniciativas sobre a juventude a nível local; colaborar com os órgãos do município no exercício das competências destes relacionadas com a juventude; incentivar e apoiar a atividade associativa juvenil, assegurando a sua representação junto dos órgãos autárquicos, bem como junto de outras entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras e promover a colaboração entre as associações juvenis no seu âmbito de atuação.

baiao - conselho municipal da juventude (1)

Antes da tomada de posse, Paulo Pereira, na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Baião, dirigiu-se aos jovens apelando à sua participação e à sua ajuda no sentido de trazerem e envolverem outros jovens na participação cívica. “As pessoas têm cada vez menos tempo para se dedicarem à causa pública e o desafio que vos lanço é o de trabalharem no sentido de as envolverem na discussão e participação na construção do seu próprio futuro. Não tenho dúvidas de que, ao encararem este novo desafio que agora assumem com sentido de responsabilidade e de missão, vamos, todos juntos, conseguir corresponder melhor aos anseios dos jovens baionenses. Estarei aqui para vos apoiar no que nos for possível”, garantiu o autarca.

Anabela Cardoso deixou a garantia de que “dentro daquelas que são as competências do órgão agora criado, o executivo estará atento às preocupações da camada mais jovem da população, respondendo mais facilmente à resolução dos seus problemas”.

Como órgão consultivo do município, o conselho municipal da juventude assume, como principal premissa, o direito de participação de auscultação e de intervenção dos jovens do concelho através das suas associações, a promoção e a participação cívica juvenil. A partir desta dinâmica, o município procura integrar as contribuições dos jovens na definição das políticas de juventude do concelho.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.