Amarante: António Pinto Monteiro recebeu diploma do Prémio do Cidadão Europeu 2018

Amarante: António Pinto Monteiro recebeu diploma do Prémio do Cidadão Europeu 2018

O fundador número um da Cercimarante, António Pinto Monteiro, foi distinguido, no dia 9 de outubro, com o diploma do Prémio do Cidadão Europeu 2018. Este prémio foi entregue pela vice-presidente, a Chanceler Sylvie Guillaume.

A cerimónia de entrega do diploma contou também com os restantes vencedores europeus, incluindo a Fundação Francisco Manuel dos Santos, também de Portugal.

Recorde-se que o Parlamento Europeu atribui anualmente, desde 2008, o Prémio do Cidadão Europeu a cidadãos ou organizações que se tenham distinguido por aticidades que promovam um melhor entendimento mútuo, bem como uma maior integração entre os cidadãos dos Estados-Membros, ou que facilitem a cooperação transfronteiriça na União Europeia, ou ainda que consubstanciem os valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

amarante - premio do cidadao europeu 2

António Pinto Monteiro destacou-se pela dedicação a causas sociais, particularmente no trabalho com crianças/jovens com deficiência, vítimas de maus-tratos ou em situação de pobreza.

Em 1980, com o apoio de uma rede de contatos que estabeleceu a nível europeu, fundou a Cercimarante e também a Associação A Terra dos Homens, o Infantário- Crevhe “O Miúdo” e um Centro de Dia para idosos em São Gonçalo.

Os signatários da candidatura a este prémio europeu, os eurodeputados Francisco Assis, Liliana Rodrigues, Manuel dos Santos e Carlos Zorrinho, salientaram também que, “ao longo de 40 anos, António Pinto Monteiro empenhou-se em promover a solidariedade intraeuropeia, promovendo a troca de experiências de profissionais provenientes de vários Estados europeus”.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.