Cinfães: Concerto do Coro Anima Mea na Igreja de São Cristóvão de Nogueira

Cinfães: Concerto do Coro Anima Mea na Igreja de São Cristóvão de Nogueira

A Igreja de São Cristóvão de Nogueira, em Cinfães, recebe no próximo dia 13 de outubro, sábado, pelas 21h30, o concerto “Gloria”, interpretado pelo Coro Anima Mea, com entrada livre. A iniciativa tem a organização da Rota do Românico, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Cinfães, da Junta de Freguesia e da Paróquia de São Cristóvão de Nogueira.

O Coro Anima Mea está, assim, de regresso à Rota do Românico, para mais um espetáculo de música vocal polifónica que promete despertar muitas emoções na Igreja de São Cristóvão de Nogueira. Novamente sob a direção de Francisco Melo, serão cerca de 30 os protagonistas deste concerto, entre cantores, solistas e instrumentistas convidados, alguns ligados à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Porto.

Neste espetáculo, segundo os Anima Mea, “exploram-se ambientes sonoros que ilustram diversos modos de sentir, traduzir e interpretar os textos sagrados. Os compositores e as obras musicais centram-se em duas épocas precisas: o barroco do século XVIII e o modernismo do século XX”, explicaram.

O cenário deste concerto destaca-se pela sua singularidade e exuberância artística. Implantada a meia encosta, a Igreja de São Cristóvão de Nogueira parece ter sido erguida ou reconstruída sobre estrutura anterior (dos séculos XII-XIII), dando assim expressão à lenda que refere a mudança da velha Igreja, numa noite, por mouros robustos.

O atual edifício pertence à categoria de igrejas híbridas, constituídas por diversidades estéticas, entre as quais se destacam as campanhas dos séculos XVII e XVIII que redefiniram o interior, nomeadamente através da edificação de altares laterais e o teto de caixotões.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.