Marco de Canaveses: 306 Anos da Banda de Música de Vila Boa de Quires em livro

Marco de Canaveses: 306 Anos da Banda de Música de Vila Boa de Quires em livro

A Banda de Música de Vila Boa de Quires, do concelho de Marco de Canaveses, comemora 306 anos no próximo domingo, 30 setembro, numa tarde cheia de música e conta com a apresentação do livro sobre a história da banda musical mais antiga do país.

A obra é da autoria do presidente da Banda de Música de Vila Boa de Quires, Paulo Silva, que está há 33 anos ligado à associação. Durante 15 anos foi músico, outros 15 acumulou o cargo de vice-presidente e está a terminar o terceiro ano enquanto presidente da instituição tricentenária.

A apresentação do livro será feita pela presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, pelas 19h na sede da banda de música, em Vila Boa de Quires e Maureles, em Marco de Canaveses.

Paulo Silva destaca do processo criativo, que durou 1 ano, dois pontos essenciais: “a iniciativa da formação da banda que é das mais preciosas, e a segunda muito importante que é deixar a nossa história escrita”.

A pesquisa foi longa e muitos “dos documentos importantes vieram de Espanha porque estavam na diocese de Pontevedra, Santiago de Compostela, registando a presença de músicos na inauguração da Capela em 1712”, o que comprovam os 306 anos da Banda de Música de Vila Boa de Quires, embora Paulo Silva acredite que esta tenha mais anos.

O livro foi “todo pensado e idealizado por mim numa iniciativa privada”, recebê-lo em mãos foi “como um nascer de um filho, uma emoção muito grande”, acrescentou Paulo Silva que acredita que esta obra vai contar muito da história não só da Banda de Música, mas também do concelho do Marco de Canaveses. “O Marco ainda não era concelho e já havia Banda de Música de Vila Boa de Quires”, comprova o livro que vai ser lançado na data comemorativa da banda, este domingo, 30 de setembro.

As celebrações do aniversário da Banda de Música de Vila Boa de Quires iniciam elas 14h30 com um concerto, na Casa da Telha Quires. Pelas 17h terá lugar a celebração da Missa, animada e cantada pela banda marcoense. Às 18h decorrerá um concerto da escola de música Banda de Vila Boa de Quires no Centro Pastoral, às 18h20 é a vez do quarteto de metais da banda de música e pelas 18h40 atuará novamente a Banda de Música de Vila Boa de Quires. As comemorações terminarão com a apresentação do livro.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.