CIM do Tâmega e Sousa vai apresentar plano de combate ao insucesso escolar

CIM do Tâmega e Sousa vai apresentar plano de combate ao insucesso escolar

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em parceria com os 11 municípios que a integram, vai implementar, durante os próximos três anos letivos, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa.

Este Plano, designado de TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], “corporiza o desafio de promover o desenvolvimento integrado do Tâmega e Sousa, reconhecendo a educação como uma das forças motrizes para o cumprimento desta missão”, refere uma nota da CIM.

A apresentação oficial do TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti] está agendada para a próxima segunda-feira, dia 1 de outubro, às 14h00, no Auditório Municipal de Lousada, e contará com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa.

A sessão contará ainda com o vogal executivo da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional NORTE 2020, Jorge Nunes, do coordenador da Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, José Cortes Verdasca, do presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Armando Mourisco, do presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, do primeiro-secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, e da coordenadora do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa, Olga Melo.

TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], que vai ser implementado já neste ano letivo, envolverá, em cada ano, cerca de 50 mil alunos de um total de 38 agrupamentos de escolas/ escolas não agrupadas e escolas profissionais do Tâmega e Sousa.

O TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti] inclui mais de 40 atividades anuais, dirigidas a todos os ciclos de ensino, do pré-escolar ao secundário, nas áreas das artes, do desporto, das ciências e da tecnologia, do pensamento e cidadania e da psicologia e orientação vocacional. “Uma das premissas do TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti] é também a partilha constante de boas práticas e experiências junto dos líderes educativos do território – diretores, professores e pais e encarregados de educação –, capacitando-os para a problemática do insucesso escolar”, indica a mesma nota.

O TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti] é um projeto cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.