Município de Lousada apresentou projetos para o novo ano letivo

Município de Lousada apresentou projetos para o novo ano letivo

No início do novo ano letivo, o município de Lousada apresentou à comunidade escolar os diversos projetos na área da educação, com medidas que constam no Plano Anual de Atividades Municipais para as Escolas.

Segundo nota enviada à imprensa, este documento apresenta-se como um instrumento privilegiado na política educativa local e no planeamento estratégico e sustentado desta área.

Alguns dos objetivos assentam na promoção do sucesso educativo, prevenção do abandono escolar na aprendizagem, qualificação ao longo da vida e valorização dos serviços e recursos educativos.

Uma das novidades para este novo ano letivo passa pelo prolongamento do horário de manhã gratuito para todos os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, a partir das 7h30. Ainda será adquirido material para apetrechar as escolas do 1.º ciclo, como instrumentos musicais, equipamento laboratorial, jogos didáticos, material para programação e robótica, entre outros.

Juntamente com o alargamento do horário a autarquia vai também assumir o pagamento do valor dos passes para os alunos do ensino secundário, que residam a mais de três quilómetros da escola.

Nos próximos três anos, o município vai implementar o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), que pretende o desenvolvimento de atividades para a comunidade escolar concelhia, desde o pré-escolar ao 12.º ano. Este plano implica um investimento de 700 mil euros no concelho de Lousada a ser realizado nos próximos três anos, financiado a 85% pelo Fundo Social Europeu. O objetivo passa por promover a melhoria do sucesso educativo dos alunos, reduzir as saídas precoces do sistema educativo e combater o insucesso escolar.

Vão ser desenvolvidos projetos como Filosofia para Crianças, Iniciação à Programação/Robótica e ainda Oficinas de Teatro Escolar, de Animação, de Arte Pública, de Escrita Criativa, entre outros.

As aulas de Mandarim, gratuitas em horários pós letivos, vão continuar assim como as diferentes iniciativas de orientação vocacional com a realização do sagaz e atividades de promoção do empreendedorismo. O plano apresenta ainda um conjunto de iniciativas direcionadas para a formação e troca de experiências entre os diferentes intervenientes da comunidade educativa.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.