Paredes: 30 anos de Colégio Casa Mãe comemorados com muita emoção e alegria

Paredes: 30 anos de Colégio Casa Mãe comemorados com muita emoção e alegria

No dia que o Colégio Casa Mãe, em Baltar, no concelho de Paredes celebrou o seu 30º aniversário, a sua mentora Lídia Henriques foi também homenageada, e foi num ambiente de festa que a comunidade escolar aplaudiu a instituição e a personalidade.

Pais, alunos, corpo docente e não docente bem como ex-alunos do estabelecimento de ensino fizeram questão de estar presentes numa das datas mais importantes desta instituição. Num ano particularmente difícil, após a perda de Tiago Henriques Coelho, a cerimónia foi marcada por muita comoção.

Esta iniciativa teve a organização da comissão de pais que em segredo juntaram toda a família “Casa Mãe”, conforme adiantou Alcino Duarte da Comissão de Pais. “Neste dia já é habitual ser feito a comemoração do aniversário da D. Lídia e da bênção das mochilas. Achamos que era pouco, o colégio fazia 30 anos, que é uma data muito importante. Tínhamos de fazer algo que, de certa forma, mostrasse que estávamos e estaremos com eles”, explicou.

colegio-casa-mae-paredes-039

Quem também fez questão de se juntar às comemorações foi o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que através de um vídeo saudou os mentores de uma instituição de excelência, afirmando que o Colégio Casa Mãe “é uma referência na região do Vale do Sousa, com alto nível, que não posso deixar de mencionar”.

Outras entidades marcaram presença para dar os parabéns à D. Lídia, como assim é tratada pela comunidade, nomeadamente, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Baltar e o executivo da Câmara Municipal de Paredes.

Alexandre Almeida, presidente da autarquia, entregou uma lembrança à aniversariante e realçou a importância deste estabelecimento de ensino no concelho. “Paredes, ao nível do ensino tem grandes instituições, tem um bom ensino público, mas há instituições do foro privado que se destacam pela sua qualidade. A Casa Mãe é um deles, a prova é já ter uma longevidade de 30 anos e estar em constante inovação”, realçou.

colegio-casa-mae-paredes-041

A aniversariante que estava duplamente de parabéns, teve uma manhã de muitas emoções e no final mostrou-se muito feliz e realizada pelos 30 anos de dedicação a esta casa.

“Sinto-me feliz. As crianças sentem-se bem aqui nesta casa, que é a casa deles. Faço sempre para eles aquilo que fiz, desde pequeninos, aos meus filhos. A minha vida é esta, o meu sonho é este e a minha casa também é esta”, confidenciou Lídia Henriques, acrescentando que “foi uma manhã sentida, com muita alegria”.

A cerimónia foi acompanhada por vários momentos musicais. A ilustradora Sónia Borges criou um livro de ilustrações que ofereceu ao Colégio que retrata a história da instituição. E os alunos criaram desenhos que foram transpostos em painéis em calçada portuguesa oferecidos à instituição.

Como é já tradição neste dia, foi feita a Bênção das Mochilas numa pequena cerimónia religiosa.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.