Motores: Extreme Raid constrói viaturas de competição de Penafiel para o mundo (+Vídeo)

A Extreme Raid é uma empresa que fabrica viaturas exclusivas para a modalidade de todo-o-terreno a partir de Penafiel para todo o mundo.

Da freguesia de Guilhufe e Urrô, no concelho de Penafiel, saem carros preparados para a competição e com um palmarés já com escala global.

Falamos de pilotos portugueses e europeus que competem com protótipos construídos de raiz por esta empresa. Fernando Santos, gerente e ex-piloto campeão de todo-o-terreno, está há mais de 20 anos a construir chassis tubulares com tecnologia aeroespacial, o que para o senso comum, é mais fácil identificar como viaturas preparadas para uma prova como o Dakar.

“Fabricamos viaturas de chassis tubular há mais de 20 anos. Primeiro, através de uma marca que mantive durante bastantes anos – a Depieres Competições -, onde comecei a fazer os primeiros carros”, esclarece Fernando Santos. “Depois, houve a necessidade de dar um salto e de crescer, portanto criámos esta empresa para atingir um patamar um pouco mais elevado”.

Recentemente, o piloto português Nuno Matos estreou uma nova Ford Ranger na Baja TT Idanha-a-Nova, carro construído pela Extreme Raid. Mas não foi caso único, pois o bicampeão espanhol, o campeão da Polónia e da Europa Central competem com carros da Extreme Raid.

A produção é personalizada. Começa pela construção do chassis, que é engenho de Fernando Santos, e a partir daí todo o processo é feito em conjunto com o cliente que tem a opção de escolher todos os materiais e equipamentos a aplicar.

Fernando Santos salienta que a Extreme Raid tem acompanhado a evolução tecnológica da competição automóvel e é já observada pelas maiores marcas mundiais. “Gostaríamos de poder subir um bocadinho o patamar. Se calhar de hoje a amanhã podemos fazê-lo, e começar a utilizar materiais ainda mais revolucionários”, referiu.

A construção de uma viatura dura cerca de seis meses e atualmente estão com uma produção de dois a três carros por ano. O intuito, segundo o gerente, não é aumentar a quantidade, mas antes a qualidade dos carros, numa aposta constante na tecnologia e desenvolvendo soluções versáteis e competitivas.

Um dos segredos desta empresa penafidelense reside no facto do mentor ser um ex-piloto e saber o que o cliente precisa para competir ao mais alto nível.  “Eu gosto muito disto. Faço disto a minha vida, é a minha paixão, os meus sonhos. Deito-me a pensar em carros, na geometria, na suspensão, melhoramentos e levanto-me da mesma forma. Tenho uma dedicação a 100%”, confidenciou.

Embora a ambição faça sonhar com novos projetos, Fernando Santos acredita que o futuro passa neste momento por expandir a Extreme Raid no mercado internacional. “Na América do Sul já temos tido alguns contactos e acredito que a curto prazo é capaz de ser um mercado que conseguiremos atingir e isso é excelente”, destacou.

 

Veja a entrevista em vídeo

 

 

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.