Consumidor: Do banco para a universidade – crédito para estudantes

Consumidor: Do banco para a universidade – crédito para estudantes

Artigo em parceria com a NI DECO Norte:

Propinas, livros, alojamento: nem sempre se consegue encaixar a ida para no orçamento familiar. Pedir um crédito específico para financiar os estudos pode ser a solução. Não sendo a ideal, mas a possível.

Os créditos específicos para pagar estudos superiores ou outras formações distinguem-se dos comuns empréstimos pessoais por apresentarem algumas vantagens como juros mais baixos, comissões menores e por permitirem a possibilidade de se receber o financiamento em tranches, poupando nos juros. Analise a TAEG (a taxa que reflete todos os custos do financiamento) para comparar.

Mas nem todos os bancos disponibilizam este produto e é necessário comprovar a inscrição ou a frequência na instituição de ensino.

Outra vantagem deste tipo de crédito é a eventual possibilidade de dispor de isenção de custos iniciais ou comissões mensais, dependendo do banco.

O crédito para estudantes oferece ainda a possibilidade de se definir um período de carência de amortização do capital. Ou seja, nos primeiros anos pagam-se só juros e as prestações são bem mais reduzidas. Mas adiar a amortização do capital é fazer subir a conta dos juros no final do contrato. Não aconselhamos esta escolha.

Uma boa opção é receber o financiamento de forma parcelar ao longo de uma parte do prazo contratado. Outra boa ideia é ter boas notas, pois alguns bancos preveem uma redução do spread aplicado ao crédito se o estudante tiver uma boa média.

De qualquer forma, a melhor ideia de todas, claro, é não precisar de recorrer ao crédito para estudar na universidade. Crédito que é crédito vem associado às palavras “juros” e “custos”.

Estes são conselhos do Gabinete de Proteção Financeira da DECO (www.gasdeco.net)

Para mais informações, pode contactar o Gabinete de Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal de Marco de Canaveses ([email protected]). A DECO tem um protocolo de colaboração com a autarquia e realiza apoio presencial gratuito mensalmente.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.