Castelo de Paiva: Gonçalo Rocha participou em debate sobre ruralidade e dificuldades do interior

Castelo de Paiva: Gonçalo Rocha participou em debate sobre ruralidade e dificuldades do interior

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, participou, como orador, nas ‘Conversas Soltas’, uma iniciativa promovida pela Global Media Group em parceria com Banco Santander.

O debate teve lugar na sexta edição da Agro Global, a maior feira agrícola profissional do país, em Valada do Ribatejo. O evento, que decorreu no final da semana passada, teve como tema ‘Portugal Rural 2030: Coesão, o Desafio’.

O autarca paivense interviu num quadro de debate orientado para o tema ‘Multiregiões – dar voz ao interior’. Gonçalo Rocha sublinhou as dificuldades, valores e potencialidades do território de Castelo de Paiva. Abordou também a sustentabilidade rural e a desertificação das regiões interiores do país.

castelo de paiva - presidente participa em debate sobre ruralidade (3)

O presidente focou-se nos incêndios, referindo-se ao fogo que, em outubro do ano passado, queimou mais de 60% da área municipal. Detalhou o trabalho já desenvolvido, no sentido da recuperação do território, bem como especificou os pormenores relativos aos apoios prestados e as dificuldades processuais no apoio às vítimas.

Gonçalo Rocha considera a questão do ordenamento do território “urgente”, pelo que realçou a “necessidade de políticas de coesão”. Apontou algumas soluções para inverter a situação, referindo-se, posteriormente, “à aposta do concelho na reconversão da vinha, para que esta seja um valor acrescentado que dinamiza a economia local”.

O presidente também defendeu a valorização dos produtos endógenos, assim como a estratégia municipal de desenvolver boas acessibilidades.

As ‘Conversas Soltas Santander Advance Empresas’ decorrem no âmbito da iniciativa Agricultura mais Forte, es ão focadas nas regiões do interior de Portugal.

castelo de paiva - presidente participa em debate sobre ruralidade (1)

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.