CIM do Tâmega e Sousa quer evitar que variedades hortofrutícolas tradicionais desapareçam

CIM do Tâmega e Sousa quer evitar que variedades hortofrutícolas tradicionais desapareçam

Evitar que variedades hortofrutícolas tradicionais desapareçam a curto prazo, no território do Tâmega e Sousa. É com este propósito que a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, que integra os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, vai proceder à identificação e levantamento das variedades hortofrutícolas tradicionais existentes na região.

Segundo informação divulgada pela CIM, o que se pretende é “conhecer e garantir a conservação das variedades hortofrutícolas tradicionais, contribuindo para a sua sustentabilidade”. O risco de desaparecerem é atribuído ao facto de “em alguns casos, serem apenas do conhecimento dos seus proprietários”.

A CIM do Tâmega e Sousa apela à participação dos produtores de hortícolas e/ou árvores de fruto tradicionais, pois “a concretização bem-sucedida desta ação depende, em grande medida, da colaboração e dos contributos”, justifica.

Os interessados em colaborar neste levantamento poderão fazê-lo até 10 de setembro, inscrevendo-se no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt, através de e-mail, enviando uma mensagem para [email protected], ou pelos telefones 968 385 206 e 255 718 340.

Após as inscrições, uma equipa especializada da CIM do Tâmega e Sousa irá deslocar-se aos locais identificados pelos produtores, no sentido de proceder à identificação e levantamento das variedades tradicionais.

O levantamento das variedades hortofrutícolas tradicionais da região insere-se no âmbito da operação “Capacitar o Tâmega e Sousa para a Especialização Inteligente”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega, sendo cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.