Festas concelhias e de S. Bartolomeu animam Baião até 26 de agosto

Festas concelhias e de S. Bartolomeu animam Baião até 26 de agosto

Iniciam este sábado, dia 18 de agosto as Festas Concelhias e de S. Bartolomeu, consideradas o ponto alto de verão em Baião. As festividades estendem-se até dia 26 deste mês.

A programação das festas, que são organizadas pela Câmara Municipal de Baião, Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião e vários outros parceiros, incluem eventos musicais, culturais e lúdicos.

Este sábado, dia 18, a Praça Eça de Queiroz acolhe o desfile de moda “Moda Baião – Noite Branca”, a partir das 21h. Na Avenida 25 de Abril haverá missa vespertina às 20h30, na Igreja Paroquial e às 23h inicia a atuação do grupo musical “O Estaleiro”.

Amanhã, domingo, destaque para a missa, na Igreja Paroquial, na Avenida 25 de Abril, às 11h, bem como para a corrida de cavalos em passo travado, às 16h, no centro hípico, e para fados protagonizados por Abílio Costa e Cláudia Madur, às 22h, no Jardim Dr. José Teixeira da Silva.

Dia 20, a Orquestra do Norte leva música erudita à Igreja Paroquial, às 22h.

Na terça-feira, dia 21, o grupo musical “Andarilhos” vai animar a Praça Eça de Queiroz, às 22h e o grupo musical vai atuar às 23h, na Avenida 25 de Abril.

Na quarta-feira a animação está a cargo do grupo de Zés P’reiras “São Tiago de Queimada”, a partir das 8h, e do grupo de Bombos da Associação dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião, às 16h. Na Praça D. Manuel de Castro, às 17h, será inaugurada a Feira de Artesanato e às 22h haverá música com o grupo “Império Musical”.

No dia 23, o programa inicia às 7h30, com o grupo de Zés P’reiras “Voluntários de Baião”, seguindo-se a entrada da Banda de Música da Associação Musical de Várzea – Amarante às 8h. Meia hora depois terá início a feira franca, com concurso pecuário. Às 12h30 haverá um desfile do gado premiado e de carros de bois antigos até à Praça Heróis do Ultramar e entrega dos prémios. Na Avenida 25 de Abril, às 9h, irá decorrer a missa, na Igreja Paroquial. Também ali, mas à noite, pelas 21h, será inaugurado o novo jardim Eça de Queiroz (junto à sede do rancho). Segue-se a atuação de Pedro Mota e Andreia Vieira, às 21h30. Já na Praça D. Manuel de Castro, o destaque é o artista José Malhoa, às 23h.

O dia 24 conta com duas bandas de música: a Banda Marcial de Ancede que vai começar a atuar às 8h e a Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, que inicia às 14h. A Avenida 25 de Abril vai concentrar uma grande parte das atividades deste dia. A Igreja Paroquial acolhe duas missas: uma às 8h30 e outra às 11h. Às 15h as duas bandas de música darão um concerto. Destaque ainda para a procissão em honra de S. Bartolomeu, momento que está agendado para as 18h. Na Praça D. Manuel de Castro, o grupo musical Tony’s Band vai iniciar um espetáculo às 21h. Às 22h haverá uma arruada de grupos de concertinas.

O sábado começa a ser animado às 9h, com o grupo de Zés P’reiras – Os Alegrinhos do Ingilde. Às 20h30, na Avenida 25 de Abril, haverá missa na Igreja Paroquial. Na Praça D. Manuel de Castro, às 21h30, terá início o festival internacional de folclore. Já na Praça Eça de Queiroz, o grupo musical “T – Dance” vai atuar às 22h.

No último dia das festas, a missa será celebrada na Igreja Paroquial Às 11h. Às 16h começa o encontro concelhio de Grupos de Bombos Zés P’reiras na Avenida 25 de Abril. Calema é o nome forte da oferta musical deste dia, com o espetáculo a começar às 23h, na Praça D. Manuel de Castro.

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.