Penafiel: Situação de doentes infetados com bactéria multirresistente está “perfeitamente controlada”

Penafiel: Situação de doentes infetados com bactéria multirresistente está “perfeitamente controlada”

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa comunicou o ponto da situação relativamente aos 26 casos confirmados de doentes portadores de uma bactéria multirresistente, a KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) “está perfeitamente controlada, sem novos casos detetados”.

Os doentes estão internados no Hospital Padre Américo, em Penafiel e, segundo nota enviada ao Jornal A VERDADE, as orientações e o protocolo emanados pela Direção-Geral da Saúde “estão a ser rigorosamente cumpridos”.

“É comum verificar-se a existência da bactéria em questão, sem que isso provoque motivo de grande preocupação, mas sim, vigilância e acompanhamento apropriados para o efeito”, pode ler-se no mesmo comunicado. A unidade hospitalar acrescenta que, na maioria dos casos detetados, “as pessoas são portadoras e não infetadas”.

Segundo o CHTS, não existindo o contacto com outro tipo de infeção, a bactéria irá desaparecer ao fim de algum tempo, “motivo pelo qual, e preventivamente, os portadores são colocados em isolamento”.

O centro hospitalar avançou ainda que, paralelamente ao trabalho de pesquisa e de isolamento, foi acrescentada uma nova metodologia (por biologia molecular) nas análises, que são realizadas com frequência, “de modo a permitir que a informação respetiva seja disponibilizada de forma ainda mais célere junto dos profissionais que monitorizam o respetivo acompanhamento”.

Recorde-se que, em março deste ano, oito doentes com a mesma bactéria tiveram de ser colocados em isolamento no hospital de Viseu.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.