Defesa do Consumidor: Vai de férias para um país fora da UE?

Defesa do Consumidor: Vai de férias para um país fora da UE?

Quando alguém vai viajar é sempre conveniente fazer-se acompanhar da moeda do país destino, pelo que se trata de um aspeto importante do planeamento das férias. Uma das vantagens de pertencer à União Europeia é a da existência de uma moeda única, aceite em quase todos os países deste espaço. No caso dos EUA deverá comprar dólares, a moeda deste país.

Os custos da troca de moedas de euros pela divisa do outro país são, em regra, mais baixos se a troca for feita em Portugal, mesmo considerando as comissões a cobrar. Para trocar moeda estrangeira poderá dirigir-se a uma instituição de crédito ou a uma agência de câmbio registada no Banco de Portugal, cuja lista poderá ser consultada no respetivo endereço eletrónico. 

Poderá utilizar o conversor do Banco de Portugal em  www.bportugal.pt/conversor-moeda se pretender saber quantos dólares poderá obter pelos euros que pretende vender. Mas atenção, o resultado é apenas uma referência, pois as entidades podem fixar livremente as taxas de câmbio e comissões associadas.

Ao regressar da viagem, se pretender comprar euros em troca dos dólares que lhe sobrarem, a cotação da taxa de câmbio a utilizar será outra, certamente mais desfavorável, motivo pelo qual existem duas taxas de câmbio (a cotação de venda é superior à cotação de compra).

Deixamos aqui o alerta para quem for de férias para fora da zona euro: pesquise os melhores câmbios do mercado, compare condições e, mais importante, recorra a instituições habilitadas e confiáveis. E faça-o com antecedência, pois nem todas as instituições dispõem de moeda estrangeira em caixa, principalmente quando se trata de divisas menos utilizadas.

Não hesite em contactar o Gabinete de Proteção Financeira da DECO (www.gasdeco.net) ou o Gabinete de Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal de Marco de Canaveses ([email protected]). A DECO tem um protocolo de colaboração com a autarquia e presta apoio local gratuito por marcação prévia.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.