Alunos de Baião visitaram a Assembleia da República

Alunos de Baião visitaram a Assembleia da República

Cerca de 50 alunos de Baião visitaram a Assembleia da Republica, em Lisboa, no passado dia 24 de maio. Esta visita serviu para encerrar a participação destes jovens que frequentam o 9º ano e o ensuno secundário na XI Assembleia Municipal de Jovens de Baião.

Os alunos baionenses foram recebidos pelo anfitrião da iniciativa, o presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Luís Carneiro. O percurso pela Assembleia da República começou com uma visita à Sala do Senado, o que permitiu aos alunos ficaram a conhecer a história daquele local que tem mais de 150 anos, entre muitos outros pormenores. Ao longo dos anos muitas foram as intervenções por que passou a sala e hoje em dia, além de conferências, a sala acolhe regularmente sessões de homenagem, audições parlamentares, eventos culturais, como espetáculos teatrais e concertos musicais, a iniciativa Parlamento dos Jovens e as cerimónias de atribuição dos Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa e do Prémio Direitos Humanos, por exemplo.

Os jovens puderam também assistir a uma sessão plenária de debate onde eram discutidos no momento diversos assuntos relacionados com o país.

baiao visita assembleia da republica (2)

Para além da companhia de José Luís Carneiro, acompanharam os alunos Paulo Pereira e José Pinho Silva, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Baião.

Também os docentes dos Agrupamentos de Escolas de Vale de Ovil, Sudeste e Eiriz, envolvidos no projeto, tiveram a oportunidade de acompanhar esta jornada de enriquecimento cívico e cultural.

José Luís Carneiro lembrou a importância da iniciativa junto dos mais jovens que serve “como forma de estímulo ao interesse manifestado pelos alunos acerca dos temas da democracia, da participação cívica e da causa pública”. O presidente da Assembleia Municipal de Baião mostrou-se muito satisfeito pelo envolvimento dos alunos neste projeto, que dignifica “os valores da participação e da preparação das mais jovens gerações para o exercício da cidadania”.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta