Castelo de Paiva: Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa organizou Festa da Matança do Porco

A Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa promoveu, no passado fim-de-semana, a 5ª edição Festa da Matança do Porto. A iniciativa, integrada no seu Plano de Atividades, juntou, em Castelo de Paiva, mais de 200 pessoas.

Após a cerimónia de abertura, com a intervenção do Capelão-Mor da confraria, o Grão Mestre Joaquim Barros Ferreira, deu as boas vindas a todos, desejando “uma excelente jornada gastronómica” e mostrando-se satisfeito pela “boa adesão e participação das confrarias convidadas, entre elas, as duas confrarias parceiras oriundas da região espanhola da Galiza”.

O evento contou com a participação do confrade e autarca de Penafiel, Antonino Sousa, e do  presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha. O autarca paivense deixou uma saudação a todos os participantes, congratulando-se pelo facto “desta dinâmica confraria do Vale do Sousa ter escolhido o município paivense para desenvolver esta atividade”, evidenciando o seu agrado pela “excelente organização do evento, que atraiu mais de duas centenas de participantes”.

Depois de um período de degustação de fêveras, cebola, presunto e vinho verde da região, aconteceu o ato da ‘Matança do Porco’, seguindo-se uma visita ao concelho, com paragem na Quinta do Outeiro, em Bairros, concretizando-se uma palestra pelo produtor e enólogo, Henriques Rodrigues e passagem pela adega com uma prova de vinhos verdes.

Depois os participantes regressaram à Quinta das Vessadas onde decorreu o Almoço da Matança, numa tarde com animação musical, onde se aconteceu o entoar do Hino da Confraria e as apresentações dos grupo ‘Os Amantes do Rio Douro’, Grupo de Concertinas da Casa do Povo da Raiva e ‘Os Amigos da Sexta’.

A meio da tarde, a organização deste evento gastronómico, programou a realização de um sorteio do porco (retalhado) que foi realizado junto dos participantes neste repasto regional em terras de Paiva.

1 comentário
A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

1 Comentário

  • Vitor Cunha
    22 Março, 2018, 10:34

    Bom dia

    Estive presente desde o inicio da jornada,fui convidado pela Camara Municipal de Castelo de Paiva,como Presidente da Assembleia de Freguesia de São Mrtinho de Sardoura,confesso que foi a primeira vez que estive presente num invento tão agradável,desde a simpatia de todos os confrades a gastronomia apresentada.

    Gostaria de agradecer a Confraria do Presunto e da Cebola,pelo convívio e pela simpatia de todos e desejar em nome do povo da Freguesia que represento,votos de muitas Felicidades

    Cumprimentos
    Vitor Cunha

    REPLY